3 de maio de 2025
Após reclamação de Lula, Planalto atualiza galeria de ex-presidentes com
Compartilhe:

O Palácio do Planalto atualizou nesta semana as informações da galeria dos ex-presidentes da República, atendendo a uma solicitação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro deste ano. A reformulação foi conduzida pela Diretoria de Documentação Histórica da Presidência da República, vinculada ao gabinete do presidente.

As principais novidades no painel, que fica exposto no térreo do Planalto, incluem a inclusão da duração do mandato de cada chefe do Executivo e a inserção de QR codes. Ao serem escaneados, os códigos direcionam os visitantes à página do Arquivo Nacional, onde estão reunidas informações detalhadas sobre as gestões de cada presidente. Os dados de nascimento e falecimento também foram mantidos.

A galeria havia sido reinaugurada em novembro de 2024, após ter sido vandalizada durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Apesar da recuperação estrutural, o formato anterior não agradou Lula, que defendeu uma abordagem mais contextualizada e educativa para o espaço.

Durante visita ao local no início deste ano, Lula criticou a superficialidade das informações disponíveis. “Tem que saber o que aconteceu. O Collor foi eleito e foi impichado (…). Esse aqui [Itamar Franco] assumiu no lugar do Collor, porque, senão, as pessoas passam aqui e não entendem a história. As pessoas vêm aqui e (…) ninguém quer saber quando é que nasceu o Collor”, afirmou o presidente na ocasião.

Além de dados técnicos, Lula sugeriu a inclusão de informações sobre o contexto histórico e político de cada gestão e, sempre que possível, o número de votos recebidos pelo presidente eleito. A intenção é oferecer ao público uma compreensão mais ampla dos períodos presidenciais, indo além da imagem oficial e das datas de posse e saída do cargo.

A galeria apresenta atualmente as fotografias dos 39 presidentes brasileiros, da República proclamada em 1889 com Deodoro da Fonseca até o mandato em curso de Lula. Como tradição, a imagem do presidente em exercício é a única em cores — as demais são exibidas em preto e branco.

A iniciativa de tornar o acervo mais informativo também reforça o esforço da atual gestão em valorizar a memória institucional da Presidência da República e democratizar o acesso à informação pública de forma didática.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/apos-reclamacao-de-lula-planalto-atualiza-galeria-de-ex-presidentes-com-qr-codes-e-novos-dados-historicos/