
Internado há exatas três semanas, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue no Hospital DF Star, em Brasília, com evolução clínica considerada positiva. De acordo com o boletim médico divulgado neste sábado (3), a expectativa da equipe responsável é de que ele receba alta hospitalar nos próximos dias.
Segundo o informe, Bolsonaro “mantém-se estável clinicamente, sem dor ou febre e com pressão arterial controlada”. O ex-mandatário também vem apresentando boa aceitação da dieta pastosa e já teve suspensa a nutrição parenteral (endovenosa), o que representa um avanço importante no processo de recuperação. A equipe médica informou ainda que está em curso a “programação de progressão de dieta por via oral”.
O boletim destaca que o ex-presidente “segue intensificando diariamente a fisioterapia motora e recebendo as medidas de prevenção de trombose venosa”. O hospital mantém a restrição de visitas, medida comum em casos de recuperação pós-cirúrgica.
Na sexta-feira (2), o quadro clínico já havia sido descrito como estável, e sem intercorrências. A melhora nos movimentos intestinais, observada ao longo da semana, possibilitou a retirada da sonda nasogástrica na última terça-feira (29), o que também contribuiu para a transição alimentar.
Bolsonaro está internado desde 13 de abril, quando foi submetido a uma cirurgia de desobstrução intestinal. O procedimento teve relação com as consequências da facada sofrida por ele durante a campanha presidencial de 2018, em Juiz de Fora (MG). Desde então, o ex-presidente já passou por diversas intervenções no sistema digestivo.
Esta é mais uma das internações que marcaram os últimos anos do ex-presidente, que segue sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta por clínicos, cirurgiões, nutricionistas e fisioterapeutas.
Apesar da melhora, os médicos ainda não divulgaram uma data exata para a alta, reforçando que a liberação dependerá da continuidade do progresso clínico nos próximos dias. Até lá, Bolsonaro permanecerá sob observação no hospital.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaro-apresenta-melhora-e-deve-receber-alta-nos-proximos-dias-diz-boletim-medico/