
A inteligência artificial (IA) vem se destacando como uma força transformadora com impacto crescente em diversos segmentos da economia e com aplicabilidades reais no dia a dia das pessoas ao redor do mundo.
A adoção global acelerada é impulsionada por avanços tecnológicos e pela busca de maior eficiência, inovação e melhores experiências para os usuários e clientes. Diante desse cenário, o assunto foi uma das principais tendências apresentadas no Web Summit Rio 2025.
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial é o campo da ciência da computação dedicado a construir sistemas computacionais inteligentes, capazes de simular habilidades cognitivas humanas.
Em termos mais técnicos, a IA envolve o desenvolvimento de algoritmos e modelos matemáticos que permite que sistemas processem dados, identifiquem padrões, tomem decisões e evoluam com a “experiência”.

Principais formas para utilizar a IA no dia a dia
A seguir, confira as principais aplicabilidades da inteligência a artificial no dia a dia.
IA como assistente e ferramenta de automação no trabalho
A inteligência artificial deixou de ser uma tecnologia de nicho e se tornou um elemento fundamental em praticamente todos os setores e departamentos de uma empresa moderna.
A tecnologia vem sendo utilizada como um assistente de para simplificar as tarefas diárias, desde a redação de documentos, processos de organização de ideias, otimizar apresentações, construir fluxos de trabalho e até outras formas de trabalho intelectual e tarefas burocráticas como agendar reuniões.
Leia mais:
- IA vai substituir humanos? Presidente do STF responde
- Web Summit Rio 2025: 5 tendências que você precisa conhecer
- IA física da Nvidia promete revolucionar a robótica humanoide; conheça
Ao automatizar essas atividades, os profissionais podem se concentrar em aspectos mais estratégicos do negócio. Ainda no âmbito profissional, a IA não é voltada apenas para diferentes setores de negócios como varejo, saúde, financeiro e outros, mas, sim, para todos os departamentos de empresas integrando dados. Para o público em geral, a automação pode representar mais liberdade na escolha do tempo livre.

IA como ferramenta de busca
A inteligência artificial está remodelando a maneira como interagimos com a informação, indo além dos tradicionais mecanismos de busca baseados em palavras-chave. Popularizada pela implementação em plataformas como Gemini e o ChatGPT, esse uso da IA potencializa a utilização da tecnologia como ferramenta de busca.
Essa transformação é impulsionada pelos chatbots movidos com modelos de IA, que simulam uma conversa humana, tornando o processo mais intuitivo e amigável aos usuários. Por não se apresentar como repositório de links indexados, a IA tem sido utilizada como novas ferramentas de busca considerando apenas as experiências mais intuitivas.
Contudo, é preciso ficar atento, pois a base de informações pode não ser a mais adequada e o conteúdo pode ser impreciso.
IA física
O avanço da inteligência artificial tem ocorrido predominantemente no domínio digital, impulsionado por algoritmos complexos – conjuntos de dados que possibilitam a realização de tarefas automatizadas. A próxima etapa na evolução da IA reside na sua integração com o mundo físico.
Essa convergência representa a materialização da inteligência artificial em sistemas robóticos e outros dispositivos tangíveis, permitindo que a tecnologia interaja diretamente com o ambiente, realize tarefas no mundo real e responda dinamicamente a estímulos físicos por meio de dispositivos e sistemas inteligentes.
Esse próximo passo representa um novo caminho de aplicações e desafios, que pode ser aplicado, por exemplo, no campo da saúde com robôs humanizados para a companhia de idosos ou para facilitar auxiliar em ações cotidianas como organizar a casa.

IA e computação quântica
Atualmente, a IA é amplamente utilizada em diversas aplicações, desde assistentes virtuais a ferramentas de diagnóstico médico, e o seu sistema permite aperfeiçoamento de desempenho por meio do machine learning e deep learning, com a experiência e análise de grandes volumes de dados.
Paralelamente, a computação quântica utiliza os princípios da mecânica quântica, como superposição e entrelaçamento, para realizar cálculos complexos de forma potencialmente muito mais rápida que computadores tradicionais.
Nesse sentido, o entrelaçamento das duas tecnologias, pode transformar as ferramentas oferecidas pela IA generativa e agêntica ampliando a escala de uso.
Uma vez que a computação quântica poderia acelerar o treinamento de modelos de IA, otimizar algoritmos complexos e permitir novas formas de aprendizado de máquina, enquanto a IA pode ser usada para auxiliar no desenvolvimento e controle de sistemas quânticos, que são inerentemente complexos e suscetíveis a erros.
O post IA no mundo real: 4 formas que empresas e pessoas estão usando a tecnologia apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/05/05/pro/ia-no-mundo-real-4-formas-que-empresas-e-pessoas-estao-usando-a-tecnologia/