21 de setembro de 2024
Compartilhe:

Com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), engajados na aprovação do PDL (Projeto de Decreto Legislativo) de auxílio ao Rio Grande do Sul, a pauta do Congresso Nacional desta semana “caiu”, segundo líderes das casas. As informações são do jornalista Ricardo Noblat, do portal Metrópoles.

Pelo texto, o governo Lula (PT) fica autorizado a realizar despesas e concessões fiscais em favor do Estado gaúcho sem a necessidade de seguir as regras de limite de gastos. A expectativa é que a proposta seja votada tanto na Câmara quanto no Senado ao longo desta semana, sem grandes obstáculos.

Por isso, integrantes do governo avaliam que a sessão de análise de vetos do presidente, marcada para quinta-feira (09/05), deve cair. Esse possível adiamento seria muito bem-vindo, já que daria mais tempo ao governo articular a manutenção dos vetos das “saidinhas”, do calendário de emendas parlamentares e das emendas de comissão.

Os líderes governistas também ponderam que analisar os vetos enquanto o Rio Grande do Sul enfrenta uma situação de emergência seria inadequado. Eles confiam que tanto Pacheco quanto Lira priorizarão ações legislativas em prol do Estado, em vez de se envolverem em uma disputa com o governo Lula.

De toda forma, ainda não há acordo entre os líderes quanto aos vetos. A definição e a decisão final sobre a votação devem ficar para amanhã, quarta-feira (08/05).

Fonte: https://agendadopoder.com.br/pauta-cai-e-congresso-pode-suspender-analise-de-vetos/