5 de julho de 2025
Câmara aprova projeto de lei que proíbe o uso de
Compartilhe:

Estabelecida no início deste ano, a Lei nº 15.100/2025, que regulamenta a utilização de aparelhos eletrônicos na sala de aula, busca a promoção do uso equilibrado e consciente das tecnologias digitais em ambientes escolares de educação básica. A norma determina que a utilização de dispositivos na escola deve estar fundamentada em uma intencionalidade pedagógica clara, com criteriosidade em seu planejamento por parte dos professores, para que assim objetivos educacionais específicos possam ser atendidos.

A norma está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta o desenvolvimento do letramento digital desde a Educação Infantil. A legislação prevê o domínio de instrumentos de multimídia que auxiliam os alunos para os desafios do mundo digital.

Segundo Talita Fagundes, gerente pedagógica da plataforma par, a utilização adequada da tecnologia e dos recursos digitais no ambiente escolar promove inúmeros benefícios, como o estímulo à autonomia, o aumento do engajamento e da compreensão do conteúdo por parte dos estudantes. “Com os livros digitais e seus diversos recursos e possibilidades, as aulas tornam-se mais dinâmicas e ricas em metodologias ativas, que incentivam o estudante a aprender de forma autônoma e participativa. Além disso, graças à interatividade e à multimodalidade dos dispositivos, o interesse dos alunos tende a aumentar, especialmente quando podem utilizar jogos educativos ou simuladores virtuais como ferramentas de aprendizagem”, expressa.

Diante disso, a especialista lista 5 atividades em que os docentes podem aderir ao uso dos dispositivos eletrônicos com finalidade didática na sala de aula. Confira:

Atividades com materiais didáticos digitais: Professores podem sugerir atividades como jogos e exercícios digitais para reforçar o conteúdo dado em sala de aula de maneira lúdica e engajadora. Além destas alternativas, as diversas plataformas digitais transformam o processo de aprendizagem de forma personalizada e atrativa, uma vez que os estudantes podem percorrer trajetos adaptados às suas necessidades de aprendizado.

Estímulo à leitura digital e ao hábito da leitura: Promovendo o incentivo ao uso de e-books, artigos e revistas virtuais, o professor consegue ampliar o acesso às fontes de informação, fortalecendo o hábito da leitura crítica em contextos digitais. Pode-se propor atividades de leitura onde os alunos discutam o conteúdo, tornando a prática uma atividade interativa;

Pesquisas online e uso consciente da Inteligência Artificial (IA): Com orientação, estudantes podem realizar pesquisas usando mecanismos de busca e ferramentas de IA. Por sua vez, o o professor pode orientá-los sobre como confirmar algumas informações, identificar fake news e utilizar as respostas da IA como referência para discussões críticas.

Desenvolvimento da criatividade com apoio da tecnologia: Instrumentos digitais possibilitam que estudantes expressem seus pensamentos através de mapas mentais, apresentações multimídia, podcasts e vídeos;

Avaliações formativas e feedback em tempo real: Com ajuda da tecnologia, pode-se aplicar avaliações diagnósticas e formativas rapidamente, com correção automática e relatórios de desempenho detalhados por turma e estudante. A alternativa coopera com o professor para planejar uma aula mais assertiva e específica de acordo com as necessidades dos alunos.

Sobre a plataforma par

A plataforma par é a inovadora proposta educacional híbrida da SOMOS Educação. Com direcionamento na formação integral dos estudantes. Considerando a linguagem do jovem contemporâneo, ela é composta por uma biblioteca de conteúdos didáticos multimodais com alto rigor acadêmico.

Professores e alunos possuem acesso a uma diversa banca de livros, recursos e ferramentas didáticas feitas pelos mais renomados especialistas e autores das editoras Ática, Scipione, Saraiva e Atual e das Soluções Educacionais da SOMOS Educação. Além de acessar os conteúdos de modo on-line e off-line (livros didáticos), os estudantes são incentivados ao protagonismo e ao autoestudo.

Com a plataforma, escolas têm acesso a conteúdos e obras de grandes autores que são referência na educação, com alta qualidade e rigor acadêmico.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/05/confira-5-maneiras-produtivas-de-utilizar-dispositivos-eletronicos-em-sala-de-aula/