7 de julho de 2025
Corpo de Bombeiros participa da Praça de Justiça e Cidadania
Compartilhe:

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) marca presença na terceira edição da Praça de Justiça e Cidadania, realizada no município de Grajaú. Nesta edição, a iniciativa será voltada para atender demandas dos povos indígenas presentes na região. A programação segue até sexta-feira (16).

Entre as atividades oferecidas pelos bombeiros no evento, estão atendimento pré-hospitalar, orientações sobre prevenção, consultas médicas e combate a incêndios, além de exercícios lúdicos para o público infantil com a arte de balões. “O objetivo é promover a conscientização preventiva de forma acessível e acolhedora, mostrar um pouco do cotidiano do bombeiro militar e interagir com a comunidade indígena”, destacou o coordenador de Programas Sociais do CBMMA, tenente-coronel José Lisboa.

Durante o momento especial dedicado as crianças, inúmeras figuras coloridas e criativas foram produzidas, trazendo alegria e despertando sorrisos nos pequenos. “É uma iniciativa que gostamos de levar aos eventos, quando há público infantil e que contribui para aproximar as crianças, por meio deste ato simples, mas de grande significado”, analisa o 2º sargento Wendell Wlisses, que produz as esculturas.

O plano estratégico das ações desta terceira edição foi estabelecido com membros do programa Escuta Ativa dos Povos Indígenas e vai disponibilizar acesso a direitos, serviços de saúde, atividades educativas e orientações de segurança.

A Praça de Justiça e Cidadania é ligada ao programa Casas de Justiça e Cidadania e tem o objetivo de aproximar o Judiciário da população a partir de uma rede de voluntariado e instituições parceiras. Esta edição se destaca por colaborar com o programa Escuta Ativa dos Povos Indígenas, formulado em 2022 e reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“A atuação junto aos povos indígenas simboliza os esforços das instituições envolvidas para promover dignidade, valorizar a diversidade e ampliar o diálogo em territórios historicamente vulneráveis. Nossa corporação se orgulha em integrar esse programa que presta serviços a tantas comunidades pelo Maranhão”, reforça o tenente-coronel Lisboa. O oficial acrescenta que o programa é uma ferramenta fundamental na promoção dos direitos humanos e da inclusão social, que deve ser valorizada e conhecida amplamente.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/05/corpo-de-bombeiros-participa-da-praca-de-justica-e-cidadania-em-edicao-direcionada-aos-povos-indigenas-em-grajau/