5 de julho de 2025
Zema ironiza Lula com imagem de bebê reborn e busca
Compartilhe:

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou nesta quinta-feira (15) em suas redes sociais uma imagem que retrata o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como um “bebê reborn”, em uma crítica irônica ao governo federal. “Apertou faz caquinha, mas finge ser fofo”, escreveu o mineiro na legenda. Em tom ainda mais provocativo, Zema acrescentou: “Alguém quer adotar? Vive no passado e pesa no bolso”. A notícia foi publicada em O Globo.

A publicação ocorre em meio a uma escalada retórica do governador contra o Planalto, num movimento interpretado como parte de sua tentativa de se viabilizar como candidato da direita à Presidência em 2026. Como mostrou o jornal O Globo, Zema tem adotado uma estratégia de confronto direto com o governo Lula, contrastando com a postura mais moderada de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, que há duas semanas, em agenda conjunta com Lula, preferiu o tom conciliador.

A mudança de comportamento de Zema também tem relação com transformações em sua equipe de comunicação. No início de 2025, ele trocou seu antigo marqueteiro, Leandro Groppô — responsável por sua campanha vitoriosa em 2018 — por Renato Pereira, publicitário com passagens por campanhas de políticos tradicionais como Sérgio Cabral, no Rio de Janeiro. Desde então, as críticas ao governo federal têm se intensificado.

Apesar das movimentações políticas e do aumento da presença nas redes sociais, Zema segue negando publicamente qualquer intenção de disputar o Planalto. “Eu não sou político. Sou um mineiro inconformado com o que fizeram com o meu estado e decidi contribuir com Minas. Vou também contribuir com o Brasil”, declarou.

Até o ano passado, Zema mantinha uma relação institucional mais equilibrada com o governo Lula. Em fevereiro de 2024, durante uma cerimônia em Belo Horizonte, chegou a pedir “deixar as diferenças de lado” e conversou com o presidente durante o evento. O tema na época era a renegociação das dívidas estaduais — ponto que se tornou posteriormente motivo de atrito, especialmente após vetos do presidente a trechos do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que interessavam diretamente a Minas Gerais.

A publicação com a imagem de Lula como boneco infantil gerou forte repercussão nas redes sociais, evidenciando a aposta do governador em uma comunicação mais direta e provocativa com o eleitorado conservador. A tendência é que o embate entre os nomes cotados da direita para 2026 se intensifique, especialmente à medida que Lula avança no projeto de reeleição.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/zema-ironiza-lula-com-imagem-de-bebe-reborn-e-busca-espaco-eleitoral-para-2026/