Foi retirado da pauta da Comissão de Cultura, nesta terça-feira (7), Projeto de Lei do Deputado Lindbergh Farias (PT – RJ), que colocaria João Cândido, líder da Revolta da Chibata, no livro de Heróis Nacionais. A relatora da proposta, Benedita da Silva (PT-RJ), relembrou a história do Almirante Negro e ressaltou a importância do reconhecimento como herói nacional. Porém, a pedidos dos deputados Alfredinho (PT-SP) e Abílio Brunini (PL-MT) o projeto foi retirado de pauta para analisar com mais calma o nome de João Cândido.
Na última semana, o Projeto se tornou centro de um polêmica entre o Congresso e alta cúpula da Marinha, que divulgou nota em que defendia que a homenagem não ocorresse, em carta enviada ao Presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Aliel Machado (PV-PR).
Nesta terça-feira, Lindbergh voltou a defender a proposta e disse que a rejeição ao nome de João Cândido faz parte do racismo estrutural enfrentado no Brasil e que o nome é um símbolo do movimento negro. Farias também voltou a criticar o comandante Olsen da Marinha. “Não cabe ao comandante da Marinha opinar sobre quem é ou não herói nacional. Esse é um debate que tem existir no parlamento”, finalizou.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/retirado-de-pauta-projeto-de-lei-que-colocaria-joao-candido-como-heroi-nacional/