
Entre os dias 12 e 16 de maio, o município de Balsas recebeu a visita da Carreta Roda-Hans, uma unidade móvel de saúde que oferece atendimentos gratuitos e capacitação profissional voltados para o enfrentamento à hanseníase. A ação integra a Campanha Estadual de Hanseníase 2025, que tem como tema: “De janeiro a janeiro: prevenção o ano inteiro”.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, a Novartis Brasil e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O objetivo principal é ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e tratamento da hanseníase em regiões com maior incidência da doença, além de fortalecer a rede de atenção primária por meio da formação continuada de profissionais da saúde.
“Estamos levando o compromisso e cuidado do nosso governador Carlos Brandão para Balsas e região, por determinação do nosso secretário Tiago Fernandes. Essa é uma ação que fortalece a rede de diagnóstico e atende diretamente quem mais precisa”, afirmou Willian Vieira, superintendente de Atenção Primária da SES.
A passagem da carreta por Balsas mobilizou moradores e profissionais. Eva de Brito Oliveira, residente há mais de 30 anos na cidade, destacou a importância do serviço.
“Fui muito bem atendida. Finalizei meu tratamento recentemente e aproveitei a carreta para realizar exames de acompanhamento. Veio em boa hora”, disse.
Com cinco consultórios e um laboratório totalmente equipados, a estrutura da unidade foi elogiada pela enfermeira Naraci Jacomini, da Secretaria Municipal de Saúde.
“Estamos muito felizes em disponibilizar esse atendimento moderno e confortável à população”, afirmou.
A diretora associada de Saúde Global da Novartis Brasil, Michelle Ehlke, destacou que a hanseníase ainda é um desafio de saúde pública no país e reforçou o papel do programa na eliminação da doença.
“Com diagnóstico precoce e informação, é possível avançar. O programa Roda-Hans já percorreu mais de 500 municípios em 18 estados”, pontuou.
A médica dermatologista da Novartis, Roseane Pereira, também reforçou a missão do projeto.
“Nosso objetivo é disseminar conhecimento por meio do atendimento e capacitação. Só assim conseguiremos eliminar a hanseníase como problema de saúde pública no Brasil e no mundo.”
Roda-Hans segue pelo Maranhão
Além de Balsas, a carreta já passou por Barra do Corda e seguirá para Imperatriz (19 a 23 de maio) e Açailândia (26 a 30 de maio). No total, 42 municípios maranhenses participarão das etapas de capacitação profissional, em uma ação articulada entre as gestões estadual e municipais, com apoio técnico e científico da Novartis e da SBD.
Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/05/carreta-da-hanseniase-leva-atendimento-e-capacitacao-a-balsas-em-acao-conjunta-da-ses-ministerio-da-saude-e-novartis/