
O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) realizará um ato público nesta sexta-feira (23), a partir das 9h, em frente à agência do Bradesco localizada na Avenida Magalhães de Almeida, no Centro de São Luís. A unidade, considerada a maior do banco no estado, será o palco de um protesto simbólico contra a reestruturação da instituição financeira no Maranhão.
Durante o ato, a agência será caracterizada com lápides e ceifadores, em alusão ao processo de desmonte do Bradesco, que já anunciou o fechamento de 20 unidades, entre agências e postos de atendimento. Muitas dessas unidades são as únicas existentes nas cidades afetadas.
A manifestação tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para os impactos negativos da medida, que, segundo o sindicato, prejudica bancários(as), aposentados, beneficiários de programas sociais, clientes e também o comércio local.
“O Bradesco lucra bilhões, mas quer economizar às custas dos clientes, dos bancários e das cidades do interior. Fechar agências é excluir aposentados, precarizar o atendimento e enfraquecer a economia local. Não podemos aceitar esse desmonte! Só com resistência, mobilização e luta coletiva vamos barrar esse absurdo e mostrar que o povo do Maranhão não se cala diante da injustiça”, afirmou Cássio Valdenor, coordenador de comunicação do SEEB-MA e bancário do Bradesco.
O SEEB-MA convida a população a participar do ato e reforça que a presença da sociedade é fundamental para fortalecer a luta contra o fechamento das unidades.
Audiência pública debaterá impactos da decisão
Como parte das ações de mobilização, uma audiência pública será realizada na próxima segunda-feira (26), às 15h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão, no Palácio Manuel Beckman, Sítio do Rangedor, em São Luís.
A audiência é organizada pela Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Catulé Júnior, e discutirá o fechamento de agências bancárias nos seguintes municípios maranhenses: Arame, Afonso Cunha, Buriti, Cachoeira Grande, Cajapió, Campestre, Davinópolis, Duque Bacelar, Fortaleza dos Nogueiras, Icatu, Lago do Junco, Lago Verde, Luís Domingues, Mata Roma, Matinha, Presidente Juscelino, Santo Antônio dos Lopes, São Benedito do Rio Preto, São Félix de Balsas, Sítio Novo e Sucupira do Norte.
O evento contará com a participação de autoridades, representantes da sociedade civil, usuários dos serviços bancários e dirigentes sindicais, e tem como objetivo pressionar o banco a rever as medidas adotadas. Para confirmar a presença na audiência, este é o contato: (99) 98822-8525.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/05/sindicato-realiza-ato-publico-contra-fechamento-de-agencias-do-bradesco-no-maranhao-nesta-sexta-23/