27 de novembro de 2024
Graça Amorim é nomeada primeira mulher desembargadora pelo Quinto Constitucional
Compartilhe:

Foto/Divulgação: Ribamar Pinheiro

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), nomeou nesta terça-feira (7), Maria da Graça Soares Amorim como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado. Ela é a primeira mulher a entrar para a corte após indicação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), por meio do quinto constitucional.

Graça Soares Amorim concorria na lista tríplice com a procuradora Maria Luzia Ribeiro Martins e com o promotor de Justiça Pablo Bogéa Pereira Santos. Natural de São Luís, ela é formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e foi indicada para a lista.

A desembargadora atuou por mais de 30 anos no Ministério Público do Maranhão, tendo passado por comarcas das cidades de Codó, Timbiras, Timon, Itapecuru-Mirim e São Luís. Graça Soares também teve passagem pelo Conselho Nacional do órgão, por requisição do Procurador-Geral da República.

Por meio de uma rede social, o governador Carlos Brandão afirmou que a escolha da desembargadora reforça o compromisso com a inclusão feminina.

“Nomeei Maria da Graça Amorim como desembargadora do @tjmaoficial, primeira mulher a entrar para a corte pelo quinto constitucional, que envolve indicação da OAB e MPMA. A escolha reforça nosso compromisso com a inclusão feminina em posições de destaque em nosso estado”, disse o governador.

A desembargadora é viúva de Leomar Amorim, que foi desembargador Federal do Tribunal de Justiça Federal (TRF1) entre 2004 a 2014. A maranhense também é primeira de Reynaldo Soares da Fonseca, Ministro do Superior Tribunal (STJ).

Fonte: https://centraldenoticiasbrasil.com/graca-amorim-e-nomeada-primeira-mulher-desembargadora-pelo-quinto-constitucional/