3 de julho de 2025
Petrobras reforça apoio à Braskem e Magda diz que solução
Compartilhe:

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou nesta segunda-feira (26) que a Braskem continua sendo um ativo estratégico para a estatal e que qualquer solução para o impasse societário envolvendo a petroquímica terá o respaldo da companhia. A declaração foi feita durante o evento Nova Indústria Brasil, promovido pelo BNDES no Rio de Janeiro, em comemoração ao Dia da Indústria.

“A Braskem tem uma questão societária que a gente precisa resolver, e a proposta do Tanure vem na direção dessa solução”, disse Magda, referindo-se à oferta do empresário Nelson Tanure pela petroquímica. “O máximo que posso dizer é que espero que qualquer que seja a solução, que ela dê certo, que terá o apoio da Petrobras, e que vamos sim restaurar a petroquímica no Brasil e colocá-la no patamar que merece”, completou a executiva.

Atualmente, a Braskem é a sexta maior petroquímica do mundo. Magda destacou a importância da empresa no contexto da transição energética e da descarbonização. Para ela, mesmo com os avanços rumo à economia de baixo carbono, o uso de combustíveis fósseis seguirá essencial nas próximas décadas para o setor petroquímico.

“A Braskem é um ativo muito importante para a Petrobras. Quando a gente fala em descarbonização, temos certeza de que o combustível fóssil ainda será muito utilizado nas próximas muitas décadas para uso petroquímico. Produzimos óleo e gás associado, então não podemos largar de mão, de jeito nenhum, a petroquímica”, afirmou.

Ao ser questionada sobre a possibilidade de a Petrobras aumentar sua participação acionária na Braskem, Magda preferiu adotar cautela: “Por enquanto, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos”.

Durante a coletiva, a presidente da estatal também abordou a diferença entre os preços praticados nas refinarias da Petrobras e os valores pagos pelos consumidores nos postos de combustíveis. Segundo ela, os preços nas refinarias caíram significativamente desde o fim de 2022.

“Os nossos preços nas refinarias são 36% menores. Em relação ao patamar de 31 de dezembro de 2022, estamos cobrando cerca de 26% menos pelo diesel e entre 11% e 12% menos pela gasolina”, afirmou. Magda ressaltou que a sociedade também deve se mobilizar para exigir que essas reduções cheguem ao consumidor final. “A sociedade tem que buscar a redução de preços e pressionar por ela”, defendeu.

A fala de Magda Chambriard ocorre em meio às movimentações do mercado em torno do futuro da Braskem, que vive um impasse acionário entre seus principais controladores. A sinalização de apoio da Petrobras à solução proposta por Tanure reforça o papel da estatal como agente decisivo no setor e na condução das estratégias para a retomada da competitividade da indústria petroquímica brasileira.

O post Petrobras reforça apoio à Braskem e Magda diz que solução societária terá respaldo da estatal apareceu primeiro em Agenda do Poder.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/petrobras-reforca-apoio-a-braskem-e-magda-diz-que-solucao-societaria-tera-respaldo-da-estatal/