3 de julho de 2025
Câmara dos Deputados cria comissão para discutir regras para trabalho
Compartilhe:

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou a criação de uma comissão especial para discutir a regulamentação do trabalho de motoristas e entregadores que atuam por meio de aplicativos, como Uber, 99, iFood e Rappi. Segundo ele, o objetivo é criar regras claras e atualizadas que reflitam a realidade desses profissionais. “O Brasil precisa de uma regulação moderna para o novo mercado de trabalho”, afirmou pelas redes sociais.

Para comandar os trabalhos, foram escolhidos os deputados Joaquim Passarinho (PL-PA), como presidente da comissão, e Augusto Coutinho (Republicanos-PE), como relator.

Propostas em debate

Já existem projetos em tramitação na Câmara que tratam do tema. Um deles é o Projeto de Lei Complementar 12/2024, enviado pelo Governo federal, que trata apenas da situação dos motoristas de aplicativo. A proposta busca garantir direitos como uma remuneração mínima e acesso à Previdência Social, sem interferir na liberdade de escolha dos horários de trabalho. No entanto, o texto tem recebido críticas de representantes da categoria, especialmente em relação à forma de cálculo da remuneração.

Além disso, há outros dois projetos (PLs 3598/2024 e 3683/2024) que tratam especificamente da regulamentação do trabalho dos entregadores.

Quem são os trabalhadores por app no Brasil?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE em parceria com a Unicamp, cerca de 1,5 milhão de brasileiros trabalhavam, em 2022, por meio de aplicativos e plataformas digitais. Esse número representava 1,7% da população ocupada no setor privado no país.

A maioria desses trabalhadores era formada por homens (81,3%), com ensino médio completo ou superior incompleto (61,3%). Entre os que atuavam por apps, 47,2% (aproximadamente 704 mil pessoas) trabalhavam com o transporte de passageiros, enquanto 39,5% (cerca de 589 mil) se dedicavam à entrega de alimentos ou mercadorias.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Dieese, o setor de trabalho por aplicativos cresceu nos últimos anos em função da alta taxa de desemprego e da flexibilização nas formas de trabalho. Apesar disso, muitos trabalhadores relatam falta de proteção social e insegurança em relação à renda.

O post Câmara dos Deputados cria comissão para discutir regras para trabalho por aplicativos apareceu primeiro em Agenda do Poder.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/camara-dos-deputados-cria-comissao-para-discutir-regras-para-trabalho-por-aplicativos/