6 de julho de 2025
Sarau das Mercês movimenta a literatura maranhense em 5 de
Compartilhe:

Na quinta-feira, dia 5 de junho, ocorre o Sarau das Mercês – O Som e a Palavra. Com início marcado para 19h, o Convento realiza mais uma edição deste que é um dos eventos mais caricatos da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) e reúne arte, literatura e música em uma experiência cultural aberta ao público e com entrada gratuita.

A proposta do sarau é valorizar a arte, em especial a escrita, como forma de expressão e conexão humana, por meio de reflexões, performances poéticas e apresentações musicais que celebram a diversidade da produção artística maranhense. A mediação ficará por conta da poeta e vice-presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Laura Amélia Damous, que conduzirá o encontro.

Dentre os convidados estão: Fernando Abreu, poeta ludovicense com seis livros publicados, reconhecido por sua atuação na revista Uns & Outros, uma das principais revistas da cena literária maranhense entre os anos 1980 e 1990; José Neres, professor, escritor, pesquisador e também membro da AML, com obras voltadas à poesia, ficção, teatro e estudos literários; e Zeca Tocantins, cantor, compositor, poeta e contista, possui 15 livros publicados, além de produções musicais em diferentes formatos, é membro da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia de Letras e Artes da Região do Bico do Papagaio, e foi agraciado com o Prêmio Graça Aranha, em 2022.

A parte musical ficará por conta da saxofonista Sarah Byancci, artista maranhense que já acompanhou nomes como Vanessa da Mata, Duda Beat e Criolina. Atualmente, apresenta um show instrumental com repertório influenciado por diversas vertentes da música brasileira.

O Sarau das Mercês é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/entretenimento-e-cultura/2025/05/sarau-das-merces-movimenta-a-literatura-maranhense-em-5-de-junho/