21 de setembro de 2024
Compartilhe:

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (7), a inclusão da equoterapia no rol de atendimentos que devem ser oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Projeto, que segue agora para o Senado, ainda deve demorar a ser oferecido para os pacientes. A medida só passará a valer em 180 dias após a sua publicação e o Ministério da Saúde terá 60 dias para regulamentar a matéria.

Um dos entusiastas da proposta, o Deputado Doutor Luzinho (PP-RJ) comemorou a aprovação do Projeto. “Um dia histórico. Muitos jovens, muitas crianças, principalmente, do espectro autista fazem a equoterapia, que ajuda os pacientes na interação e socialização dos pacientes. Milhares de pessoas usam sem a possibilidade de serem reembolsadas pelo SUS. A gente tem certeza que a equoterapia é um das formas essenciais para ajudar a tratar, com muito carinho, das pessoas que precisam”, disse o Deputado.

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos, que servem para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, melhorando as funções neurológicas, sendo indicado para pessoas que possuem deficiências físicas ou necessidades especiais, como síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou autismo, por exemplo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/doutor-luizinho-comemora-inclusao-da-equoterapia-no-sus/