3 de julho de 2025
Governo Trump deixa energia eólica offshore nos EUA com futuro
Compartilhe:

O Secretário de Estado Marco Rubio anunciou que os EUA pretendem revogar vistos de estudantes chineses ligados ao Partido Comunista ou envolvidos em áreas estratégicas, como inteligência artificial.

A medida, parte da política mais ampla do governo Trump para limitar a entrada de estudantes internacionais, gerou forte reação de acadêmicos e especialistas, que alertam para o risco de esvaziar os laboratórios americanos de talentos cruciais, conforme mostra o WIRED.

Perda de estudantes estrangeiros preocupa

  • Helen Toner, da Universidade de Georgetown, argumenta que impedir o fluxo global de cérebros enfraquece a posição dos EUA na corrida tecnológica com a China.
  • Cientistas como Vincent Conitzer (Carnegie Mellon) e Rebecca Willett (Universidade de Chicago) destacam que a presença de estudantes internacionais sustenta programas de pós-graduação em STEM — áreas responsáveis por inovações em IA e computação — e que sua ausência pode comprometer a liderança americana.
  • Dados mostram que estrangeiros representam 46% dos doutorados em STEM nos EUA. Em departamentos como ciência da computação, são maioria.
  • Além do impacto intelectual, esses alunos geralmente pagam mensalidades integrais, o que viabiliza a expansão das universidades sem prejuízo para os estudantes nacionais.
Universidades norte-americanas temem perder talentos internacionais cruciais para a inovação em inteligência artificial (Imagem: Pixels Hunter/Shutterstock)

Leia mais:

  • Cortes do governo Trump ameaçam missão para buscar amostras de Marte
  • Trump não quer saber de iPhones vindos da Índia; entenda
  • Trump quer humanos em Marte nesta década — mas só existe uma data ideal

Talentos dos EUA já estão sendo captados por outros países

A decisão ocorre enquanto outros países intensificam esforços para atrair estudantes dos EUA e seus talentos, em um movimento que muitos descrevem como “ganho de cérebros” — e que pode significar uma “fuga de cérebros” para os americanos.

O Reino Unido, Canadá e Hong Kong já lançaram programas para acolher esses talentos.

Donald-Trump atrás de um microfone
Governo Trump mira estudantes chineses, e especialistas temem queda na produção científica e inovação – Imagem: Evan El-Amin/Shutterstock

O post Política anti-imigração pode enfraquecer setor de tecnologia dos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/05/30/pro/politica-anti-imigracao-pode-enfraquecer-setor-de-tecnologia-dos-eua/