
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) conquistou o 1º lugar na categoria de banners científicos durante o III Congresso Autismo. O evento ocorreu nos dias 31 de maio e 1º de junho, e teve como tema “Neurodiversidade em foco: caminhos para a inclusão”.
Representada por integrantes do Núcleo de Acessibilidade (NAU), a Uema apresentou três trabalhos direcionados à inclusão e à permanência de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os estudos apresentaram práticas e estratégias desenvolvidas no ambiente universitário para promover um ensino mais acessível e inclusivo.
O banner “Inclusão de estudantes autistas no ensino superior: práticas do Núcleo de Acessibilidade da Uema”, de autoria da psicóloga Neylla Guimarães, da especialista em TEA Julyana Cunha Souza e da coordenadora do núcleo, Marilda Rosa, foi o grande ganhador da categoria.
Para a psicóloga Neylla Cordeiro, do NAU, a premiação destaca o compromisso da equipe com a inclusão. “Receber esse reconhecimento e levar o troféu para o NAU confirma que estamos no caminho certo. A premiação é fruto do trabalho sério e dedicado de uma equipe comprometida em tornar a inclusão uma realidade concreta na Uema. Mais do que um prêmio, esse reconhecimento nos incentiva a ampliar ainda mais o acesso e as oportunidades para todos os estudantes neurodiversos”, disse.
Julyana Cunha, especialista em TEA e coautora do trabalho, ressaltou a relevância das ações afirmativas. “Como egressa da Uema, tenho muito orgulho da formação que recebi. Nosso trabalho mostra o crescimento das matrículas de estudantes com TEA na instituição, resultado do avanço das políticas públicas e das ações afirmativas, além de ressaltar a atuação do NAU. Acessibilidade é muito mais do que estrutura física — é promover aprendizado, pertencimento e desenvolvimento. O conhecimento é um processo contínuo e deve ser buscado incessantemente”, afirmou.
Além do trabalho que conquistou a premiação, a equipe do NAU também apresentou os banners “Acessibilidade no Ensino Superior: a atuação do Núcleo de Acessibilidade da Uema” e “Grupo de Habilidades Sociais como estratégia de promoção da saúde mental na Universidade Estadual do Maranhão”, feitos por psicólogas do núcleo.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/06/uema-alcanca-1o-lugar-na-categoria-de-banners-cientificos-no-iii-congresso-autismo/