O desempenho entre os eleitorados evangélico e do Sul do país desempenhou um papel importante ao estancar a queda na avaliação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo análise do diretor da Quaest, Felipe Nunes, essa tendência foi revelada em um levantamento recente divulgado pelo instituto de pesquisa nesta quarta-feira (8).
De acordo com o estudo, encomendado pela Genial Investimentos e realizado entre os dias 2 e 6 de maio, 50% dos entrevistados aprovam o trabalho de Lula, enquanto 47% desaprovam, uma variação dentro da margem de erro em comparação com o levantamento anterior (51% e 46%, respectivamente). Com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, os números indicam um empate técnico entre aprovação e desaprovação. Este é o primeiro empate técnico desde fevereiro de 2023, início do terceiro governo do petista.
Felipe Nunes destaca que os dados revelam que o governo conseguiu interromper a queda na avaliação, observando que, em agosto de 2023, Lula desfrutava de 60% de aprovação e 35% de reprovação.
“A aprovação parou de cair, muito porque [a avaliação de Lula] parou de piorar no Sul e entre os evangélicos. As pessoas ainda têm uma percepção negativa da economia, acham que Lula não está entregando o que prometeu”, afirma Nunes.
Entre os evangélicos, 58% aprovam e 39% desaprovam Lula, uma leve variação em relação à pesquisa anterior, realizada em fevereiro, onde os percentuais eram de 62% e 35%, respectivamente. Da mesma forma, entre os eleitores do Sul, observou-se uma mudança de percepção. A pesquisa mais recente indicou que 52% desaprovam e 47% aprovam o trabalho do presidente, em contraste com os 59% de aprovação e 38% de desaprovação registrados em agosto.
Nunes ressalta que não é possível determinar se essa mudança decorre da resposta do governo federal às recentes inundações no Rio Grande do Sul. No entanto, ele pondera que “esse evento de grandes proporções terá efeito sobre a imagem e percepção que as pessoas têm sobre o governo”.
Com informações do g1
Fonte: https://agendadopoder.com.br/desempenho-entre-evangelicos-e-na-regiao-sul-estancou-queda-de-lula-avalia-analista/