
saúde pública
Laudo constatou que ave encontrada morta na semana passada estava infectada pelo vírus influenza animal. De acordo com a Seagri-DF, o recinto onde encontrava-se o emu, espécie australiana, foi higienizado e desinfetado.
Gripe aviária (Foto: Reuters/Mariana Nedelcu)
16 de Junho de 2025
Uma ave nativa da Austrália, da espécie emu, foi diagnosticada com gripe aviária no Zoológico de Brasília. A notícia foi confirmada a partir de um laudo técnico, divulgado nesta segunda-feira (16/6) que constatou a presença do vírus da Influenza no animal, pertencente ao plantel do Jardim Zoológico de Brasília.
A amostra foi coletada no dia 11 de junho e analisada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP). O resultado foi oficialmente comunicado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
De acordo com a Seagri, o recinto onde encontrava-se a ave infectada passou por higienização e desinfecção, e as medidas de biossegurança seguem sendo rigorosamente adotadas, com vigilância permanente em todos os recintos. A suspensão das visitas ao público permanece em vigor por tempo indeterminado.
*Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/saude/2025/06/gripe-aviaria-mais-um-caso-confirmado-no-zoologico-de-brasilia/