
A Orquestra do Boi de Axixá agitou e emocionou pacientes, acompanhantes e profissionais do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. A ação da unidade de saúde possibilitou que os sons das máquinas fossem substituídos pela cultura do Maranhão. O cortejo junino seguiu pelos setores e corredores, o momento proporcionou alegria e reforçou o cuidado humanizado no contexto hospitalar.
Karolane Castro, 33 anos, viajou de Barra do Corda há 15 dias para acompanhar o filho que segue em tratamento na unidade. Ela relata que foi a primeira vez que teve contato com os personagens do São João e ficou emocionada com a passagem do cortejo.
“Fiquei emocionada de ver esse cortejo. Foi a minha primeira vez assistindo a uma apresentação de bumba meu boi. Vivenciar esse momento foi muito emocionante, porque a gente sente um alívio, o ambiente fica mais leve, mais alegre, e foi uma surpresa muito boa”, conta a mãe do pequeno Caio, de apenas 1 mês e 15 dias.
Além de Karolane, o marido dela também se emocionou com o momento. “Esse cortejo foi para ela. Fiquei feliz, porque trouxe alegria para minha esposa, que passa a maior parte do tempo aqui com nosso filho. Essa iniciativa melhora o ambiente do hospital pra todos. A gente tira um sorriso do rosto que não se vê todos os dias. A preocupação de quem está aqui é constante, então tenho certeza de que esse momento trouxe muita alegria para todos”, relatou Wesley da Silva Castro.
Para a mãe da pequena Francisca Victoria de Sousa, foi um presente de aniversário antecipado. Prestes a fazer 7 anos de idade, a menina teve contato com as atrações juninas. “Minha filha ama participar, ela dançou e está muito feliz. Estamos aqui há anos, e é importante que sempre aconteçam ações como essa. Foi lindo ver ela se aproximando do boi”, disse Antônia Maria de Sousa, de 44 anos.
Para a direção da unidade, iniciativas como essa são essenciais para transformar a ambiência de todos que estão inseridos no cuidado hospitalar.
“O Maranhão é o estado do São João e tem o bumba meu boi como uma de suas maiores expressões culturais. Enquanto gestão do hospital, decidimos trazer alegria e animação para fortalecer nossos pacientes e colaboradores. Muitos profissionais estão de plantão e não conseguem ir aos arraiais. A ideia foi proporcionar um momento de felicidade para todos que fazem parte da unidade. Acreditamos que, quando se está feliz no ambiente de trabalho, se rende mais. Por isso, essa ação representa também cuidado com quem cuida das nossas crianças durante todo o ano”, ressaltou a diretora administrativa, Rachel Sereno.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/06/cortejo-junino-leva-cultura-maranhense-dentro-de-unidade-hospitalar/