Por todo o Brasil, uma corrente de solidariedade mobiliza pessoas e instituições para auxiliar as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. Na cidade do Rio de Janeiro, a Central Única das Favelas (Cufa) se uniu ao Metrô para arrecadar donativos.
Ajuda aos atingidos
Um dos postos de coleta está na sede da Cufa em Madureira, na Zona Norte da capital. O local funciona das 9h às 19h para receber itens como água, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e roupas.
De acordo com o diretor executivo da Cufa no Rio, Wellington Galdino, 30 toneladas de doações já foram enviadas ao estado gaúcho, inclusive por meio de um navio da Marinha. A previsão é que mais 50 toneladas sejam despachadas até sexta-feira (10). Somente de água, foram enviados 30 mil litros na segunda-feira (6) e 16 mil litros na terça-feira (7), com a expectativa de chegar a 60 mil litros até o final da semana.
Comidas preparadas
As doações não estão sendo entregues apenas na região de Porto Alegre, mas também em outras cidades atingidas. Em parceria com a Cufa do Rio Grande do Sul, que atende cerca de 13 municípios, as equipes estão preparando refeições em cozinhas comunitárias para distribuir aos desabrigados, já que muitos não têm onde cozinhar ou ficar.
A solidariedade é essencial neste momento, como destacou uma doadora, Alessandra, ao lembrar que os cariocas também já passaram por tragédias semelhantes. “A gente poder ajudar é pouco para a gente, perto do que eles já perderam, mas para eles é muita coisa”, disse ela, ressaltando a importância da empatia.
O ponto de coleta da Cufa está localizado na Rua Francisco Batista, nº 1, em Madureira, sob o viaduto da região. Outras instituições também estão arrecadando doações em diferentes locais do Rio.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/rj-central-unica-das-favelas-recebe-doacoes-para-vitimas-no-rio-grande-do-sul/