
Os Ministérios do Trabalho e Emprego do Brasil e da Coreia do Sul firmaram uma Carta de Intenções com o objetivo de promover a troca de experiências em políticas públicas de emprego. O documento foi assinado pelo secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne, durante visita de intercâmbio à Coreia do Sul, realizada de 14 a 22 de junho. A missão foi promovida pelo Banco Mundial, com apoio da Korea-World Bank Partnership Facility (KWPF).
A iniciativa prevê cooperação em áreas como informações sobre o mercado de trabalho, oferta híbrida de serviços públicos de emprego, estatísticas e análise de dados, qualificação profissional alinhada às demandas do mercado, além de políticas inclusivas voltadas para jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência. Saúde e segurança no trabalho também estão entre os temas abordados. “A Carta reflete o compromisso do Brasil e da Coreia do Sul em promover um intercâmbio de conhecimentos, de diálogo com especialistas e atividades que fortaleçam a parceria bilateral”, afirmou Lavigne.
Durante o intercâmbio, o secretário conheceu as experiências inovadoras em intermediação de mão de obra, qualificação profissional e digitalização de serviços públicos nas cidades de Seul, Sejong, Chungcheongbuk e Incheon. Segundo Lavigne, a Coreia do Sul possui uma estrutura integrada que conecta intermediação de mão de obra, educação e qualificação profissional, modelo que o Brasil busca implementar. “São vários institutos que trabalham para o governo coreano combinando trabalho e educação o tempo todo. A parte da educação na Coreia, que eu acompanhei, está vinculada à qualificação profissional. Isso é algo que buscamos no Brasil”, destacou.
Segundo Lavigne, o aprendizado obtido durante a visita será incorporado às políticas nacionais de trabalho, com o objetivo de ampliar as oportunidades de emprego e renda e reduzir desigualdades sociais.
Na próxima etapa do intercâmbio, está prevista a visita de representantes coreanos ao Brasil para conhecer o funcionamento do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Também será criado um Grupo de Trabalho Bilateral, composto por especialistas dos dois países nas áreas de políticas de emprego, tecnologia da informação e cooperação internacional.
Além do secretário Magno Lavigne, participaram do intercâmbio, representando o MTE: Henrique Eduardo Medeiros Aquino, chefe de Gabinete da Secretaria de Qualificação, Emprego e Renda; Luciana Vasconcelos Nakamura, diretora de Programa da Secretaria Executiva; José Cláudio Santos Mateus, coordenador-geral de Fomento e Gestão; Raigner Rezende do Nascimento, coordenador-geral de Estudos e Estatísticas do Trabalho; e Farley Vinicius da Silva Nunes, coordenador de Qualidade de Dados.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/brasil-e-coreia-do-sul-assinam-cooperacao-em-politicas-de-emprego/