Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (9), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse que os recursos arrecadados “vão ser utilizados para colocar nas mãos das famílias que foram atingidas”.
Segundo Leite, já foram recebidos R$ 80 milhões pelo SOS Rio Grande do Sul. “Nós abrimos um canal seguro porque a gente sabe que as pessoas vão querer doar e, infelizmente, muitos golpistas se apresentam nesse momento fazendo arrecadação de recursos que não vão para a destinação final”, alerta o governador.
A ideia de abrir um canal oficial foi “um aprendizado em função, inclusive, de desastres anteriores, não apenas no Rio Grande do Sul, como em outros locais do Brasil”, afirmou Leite.
Eduardo Leite explica que SOS Rio Grande do Sul tem uma governança pública, com um comitê formado por entidades da sociedade, que participam da gestão do que é arrecadado.
“Nessa parte assistencial, não é falta de recursos que está limitando qualquer tipo de movimento, não há uma dificuldade de se ter os colchões por aquisição ou por doação, é a dificuldade da logística”, esclarece.
Compare fotos das enchentes históricas de 1941 e de 2024:
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/leite-sobre-doacoes-todo-dinheiro-do-pix-vai-para-as-familias/