
A fábrica brasileira da BYD já tem data para começar a funcionar: 1º de julho, nesta terça-feira. O complexo fica em Camaçari (Bahia), no local da antiga instalação da Ford, e faz parte de um plano maior da montadora chinesa para o Brasil.
O início da operação chega com alguns dias de atraso, mas não deve ter grande impacto na produção local.
Saiba quais modelos de carros elétricos a BYD vai produzir no Brasil e os planos da montadora para o país.
Fábrica da BYD em Camaçari começa a operar amanhã
A operação deveria ter começado no dia 26 de junho, na quinta-feira passada. Segundo o site Motor 1, Pablo Toledo, diretor de Brand & Communications da marca, confirmou que a nova data de início é amanhã, 1 de junho.
Os quatro dias de diferença não devem impactar as funções da fábrica, que fica em Camaçari, na Bahia. A instalação, que era da Ford, foi comprada pela BYD em julho de 2023 e será a maior da montadora fora da China.

O que a BYD vai produzir no Brasil?
- A BYD vai produzir carros elétricos e baterias no Brasil;
- O único modelo confirmado pela marca até agora foi o BYD Song Pro, o elétrico mais vendido do país;
- É provável que o Dolphin Mini também seja produzido por lá, já que se trata do modelo de entrada da marca e um dos responsáveis por popularizar os carros elétricos da BYD no Brasil;
- No início, a produção deve acontecer pelo regime SKD, em que kits parcialmente montados chegam à linha de produção apenas para a montagem final;
- Isso deve reduzir os custos de operação e aumentar a competitividade dos modelos.

Montadora chinesa tem grandes planos pro Brasil
A fábrica de Camaçari será a maior do mundo depois da China, sede da montadora. Espera-se uma capacidade de produção de 150 mil unidades por ano na primeira fase. Depois, o número deve aumentar para 300 mil unidades anuais, gerando cerca de 20 mil postos de trabalho.
Leia mais:
- BYD está crescendo na Europa mais rápido do que concorrentes
- Assista: robotáxi da Tesla vai sozinho da fábrica até o comprador
- Tesla x BYD: quem está melhor no impacto ambiental?
Ainda, na ocasião da compra da instalação, a BYD anunciou investimento de R$ 3 bilhões no Brasil. A intenção não é ter apenas uma fábrica, mas sim criar um complexo de produção com três unidades: uma para produção de automóveis (os carros elétricos), outra para a produção de chassis de ônibus elétricos e outra para o processamento de lítio e ferro-fosfato, para baterias.
O post Fábrica da BYD no Brasil começa a operar nesta semana; veja o que será produzido apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/06/30/carros-e-tecnologia/fabrica-da-byd-no-brasil-comeca-a-operar-nesta-semana-veja-o-que-sera-produzido/