
Há pouco mais de um ano o mundo virava um verdadeiro caos. No dia 19 de julho de 2024, uma falha na atualização de um driver da empresa de cibersegurança CrowdStrike simplesmente paralisou cerca de 8,5 milhões de computadores que usavam o Windows.
Os efeitos foram sentidos no mundo todo e a Microsoft prometeu que o apagão cibernético não se repetiria no futuro. Agora, a empresa está prestes a lançar atualizações que irão mover fornecedores de segurança para fora do kernel do sistema operacional.
Windows poderá ser reparado de forma mais eficaz
A nova plataforma de segurança de endpoint do Windows está sendo construída em cooperação com CrowdStrike, Bitdefender, ESET, Trend Micro e muitos outros fornecedores de segurança. Segundo a big tech, todos foram ouvidos para construir um novo ambiente mais seguro.
O software da CrowdStrike operava no nível do kernel, que é a parte central de um sistema operacional com acesso irrestrito à memória do sistema e ao hardware. Foi por conta desse acesso profundo que a atualização defeituosa causou a falha em tantos computadores.

Com a mudança, os fornecedores de segurança terão maior autonomia para evitar eventuais falhas e para corrigi-las de forma mais rápida. Ao mesmo tempo, a Microsoft está preparando uma atualização do Windows projetada para restaurar rapidamente máquinas que não podem inicializar. As informações são do portal The Verge.
Leia mais
- O Windows acabou de corrigir um baita problema
- “Tela Azul da Morte” do Windows vai trocar de cor
- Entrevista: Microsoft promete deixar a IA mais presente no seu dia a dia!

Apagão cibernético global gerou transtornos no mundo todo
- Em julho do ano passado, um defeito global foi identificado em uma atualização do driver do Falcon Sensor, da CrowdStrike.
- O problema provocou uma falha na nuvem do sistema operacional da Microsoft, fazendo com que o Windows travasse e exibisse a “Tela Azul da Morte”.
- O apagão cibernético causou atrasos e cancelamentos de milhares voos, além de problemas em serviços bancários, comunicações e sistemas de emergência.
- No Brasil, usuários reclamaram da instabilidade em instituições financeiras.
- A falha foi corrigida algumas horas depois, mas os impactos continuaram a ser sentidos por alguns dias.
O post Lembra do apagão cibernético? Microsoft quer evitar que aconteça de novo apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/06/30/seguranca/lembra-do-apagao-cibernetico-microsoft-quer-evitar-que-aconteca-de-novo/