1 de julho de 2025
Desterro: bairro histórico de lutas e glórias
Compartilhe:

O bairro do Desterro é um dos mais importantes da cidade de São Luís e também, figura entre os mais antigos, ficando atrás apenas do Vinhais Velho, o mais antigo, e da Praia Grande. Quando foi feito o primeiro traçado da cidade pelo engenheiro Francisco Frias, após a sua fundação e da tomada dos holandeses invasores, posteriormente expulsos pelos portugueses, o Desterro já estava incluído, com o prolongamento da Rua da Palma.

Em suas poucas ruas e becos, o Desterro abriga, em sua maioria, casas residenciais que preservam as suas características originais do século XVIII. Sempre foi um bairro com vocação residencial, mas, assim como a Praia Grande, tinha a Praia do Desterro, banhada pelo Rio Bacanga, com grande movimentação comercial, impulsionada pelas atividades portuárias de embarque e desembarque de mercadorias, geralmente gêneros alimentícios, como arroz, coco babaçu, farinhas, porcos e gado vacum trazidos em uma embarcação conhecida com gambarras e ou batelão, este sempre rebocado por lanchas que faziam também o transportes de passageiros, em sua maioria oriundos da Baixada maranhense, visto que a malha rodoviária à época, não contemplava a maioria dos municípios da região, cujas populações preferiam o transporte fluvial e ou marítimo por serem de custos mais baixos.

Os prédios da Praia do Desterro eram separados do mar, apenas pela rua que não tinha pavimentação e longo muro de pedras, chamado de Cais do Desterro, que impedia o mar de invadir a rua. Ali haviam muitas casas residenciais e comerciais dos negociantes identificados como “Camarão”, “Calé”, “ Charuto”, “ João Gia” , Amadeu Cutrim Pinto, José Cupertino dos Reis – “Zé Reis” e “Zé Belo” que abatia porcos e fornecia para açougueiros do Mercado Central; Dona Zelinda, que vendia frutas e verduras e Dona Cotinha Coelho, que fornecia refeições para os operário calafates e carpinteiros navais que trabalhavam na praia, nos reparos das embarcações.

Ali também tinha um atracadouro do igarapé do Portinho, hoje aterrado para dar lugar aos bares e prostíbulos que se situam atrás do prédio de uma loja de variedades. A Praia do Desterro também sucumbiu para dar lugar ao progresso. Toda sua área de mar foi tomada pelo aterro que se iniciou da barragem do Bacanga, sufocando a região marítima da Fonte de Bispo, Desterro e parte da Praia Grande.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/06/desterro-bairro-historico-de-lutas-e-glorias/