
O mês de junho chegou ao fim nesta segunda-feira (30) com uma das maiores tradições do São João do Maranhão: o encontro de grupos de bumba meu boi em homenagem a São Marçal, no bairro João Paulo, em São Luís. Desde o início da manhã e ao longo do dia, milhares de pessoas acompanharam o cortejo dos grupos folclóricos na avenida que leva o nome do santo que encerra o mês.
Parte fundamental do período junino do estado, a festa integra o calendário oficial do Maior São João do Mundo, promovido pelo Governo do Maranhão, que ainda segue até dia 13 de julho com programação variada no Arraial do Ipem, em São Luís.
Pelas redes sociais o governador Carlos Brandão destacou o encontro de grupos de bumba meu boi no João Paulo. “Hoje celebramos o Dia de São Marçal e, também, o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, criado pelo nosso projeto de lei. Uma data especial para os amantes da cultura popular, com a realização do grande Encontro de Bois no bairro do João Paulo, onde morei por muitos anos. Fico feliz demais em ver tanta gente nessa festa com segurança, paz e alegria. Viva São Marçal”, assinalou.
Fé e tradição
A origem da festa em homenagem a São Marçal, no bairro João Paulo, que reúne fé e tradição, tem várias versões e algumas delas dão conta que a comemoração já ocorre há pelo menos um século. A tradição é tão forte que fez com que a avenida onde os grupos se concentram, que antes se chamava João Pessoa, tivesse seu nome mudado oficialmente para São Marçal.
Quem conhece bem essa história é José Leite, morador bairro João Paulo que desde 1967 é o locutor oficial da festa. “Essa festa é uma tradição que vem passando de pai para filho. Na antiga Igreja de São Roque era celebrada a festa de São Pedro, São Roque e São Marçal. E nós começamos a organizar essa festa para homenagear São Marçal, que era o santo que andava ao lado de São Pedro quando ele ficou com mais idade. E para a festa ficar mais bonita os batalhões de grupos de bumba-meu-boi começaram a desfilar aqui pelo bairro, fazendo essa homenagem”, contou.
A segunda-feira, Dia Nacional do Bumba Meu Boi, feriado municipal e ponto facultativo estadual, foi a oportunidade perfeita para mais uma vez milhares de pessoas se reunirem no tradicional encontro dos batalhões de bois de matraca, sotaque mais tradicional da Grande Ilha.
Roberto Ricci, cantor e compositor, define o festejo de São Marçal como a coroação do período junino no Maranhão. “Essa festa é a coroação da nossa fé, da nossa tradição e da resistência das comunidades que fazem os grupos folclóricos. É o momento de todos virem agradecer pelo bom período junino e renovar os votos para o ano seguinte”, pontuou.
Turistas encantados
O público compareceu em peso, levando o instrumento a tiracolo ou acompanhado de seus pandeirões, unindo-se aos brincantes que fazem parte dos grupos folclórico. Entre eles está o turista americano Erick Chieri. “Achei tudo bem legal. É a minha primeira vez aqui e gostei das apresentações culturais. O povo está de parabéns”, disse.
Turista do Rio de Janeiro, Taís Barcia ficou encantada com a festa. “É uma cultura completamente diferente. No Rio a gente é mais acostumado com o Carnaval. É simplesmente inexplicável o que o povo faz aqui no São Marçal. É uma energia incrível. Todo mundo precisa conhecer”, comentou.
Segurança
Para garantir a tranquilidade de todos o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), reforçou o policiamento na área com policiais fazendo o policiamento a pé ao longo de toda a programação.
Foram empregadas também viaturas, incluindo equipes especializadas do Batalhão de Choque (BPChoque) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Além disso, motocicletas fizeram o patrulhamento, distribuídas entre policiais da PRE, do Batalhão de Motopatrulhamento (1º BMT) e do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).
O esquema de segurança incluiu, também, conjuntos de Cavalaria para reforçar a segurança do evento.
Maior São João do Mundo
Mas a programação do Maior São João do Mundo em São Luís segue no de julho. No Arraial do Ipem, um dos mais tradicionais da capital, localizado na Avenida A do bairro Calhau, as apresentações acontecem até dia 13 de julho, reunindo grupos folclóricos e artistas locais, o melhor do artesanato e da comida típica maranhense.
A programação completa dos arraiais é divulgada nos canais oficiais do Governo do Maranhão e da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) nas redes sociais e também pode ser acessada pelo aplicativo São João do Maranhão que está disponível para celulares IOS e Android. A programação completa também está disponível no site https://saojoao.ma.gov.br/
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/entretenimento-e-cultura/2025/06/multidao-e-grupos-de-bumba-meu-boi-se-reunem-no-bairro-joao-paulo-em-sao-luis-para-tradicional-homenagem-a-sao-marcal/