2 de julho de 2025
Serviço de carro voador está perto de virar realidade… em
Compartilhe:

A empresa de táxis aéreos Joby Aviation está perto de iniciar seus serviços em Dubai. A companhia entregou seu primeiro carro voador de produção por lá e planeja começar a operação já no início de 2026.

E não é só em Dubai: apesar das grandes promessas pro futuro terem demorado a deslanchar, os táxis áereos estão fazendo progresso nos Estados Unidos e no Brasil.

Joby Aviation assinou acordo de seis anos para operar em Dubai (Imagem: Joby Aviation)

Carro voador deve começar a funcionar no ano que vem em Dubai

A Joby Aviation afirmou que concluiu com sucesso vários voos de testes com piloto a bordo de seu carro voador e entregou a primeira unidade de produção em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Por lá, a companhia conduziu seu primeiro voo de teste de mercado nesta semana, de acordo com a agência Reuters.

O feito é significativo para a Joby. A companhia já trabalha no carro voador desde 2009 e surge como uma das pioneiras no mercado de táxis aéreos – que vem sofrendo com expectativas exageradas frente aos altos custos operacionais.

Agora, Dubai quer se tornar uma verdadeira vitrine de táxis aéreos. A cidade fechou um acordo de exclusividade operacional de seis anos com a Joby, que inclui apoio financeiro e regulatório para colocar os carros voadores no ar.

A empresa espera começar a funcionar comercialmente por lá já no início do ano que vem. Segundo o The Verge, a operação acontecerá a partir de quatro vertiportos planejados, incluindo o Aeroporto Internacional de Dubai e Palm Jumeirah (a ilha artificial da cidade).

Há desafios

  • Como falamos, os custos operacionais são altos, o que muitas vezes limitam a clientela. Para tentar atrair o público, a Joby vai realizar voos de testes nas rotas nas quais deve operar antes de realmente iniciar a operação comercial;
  • Paul Sciarra, presidente do conselho de diretores da Joby, destacou outro problema: o calor de Dubai. Com as temperaturas altíssimas, manter o ar-condicionado em pleno funcionamento é essencial para garantir o bem-estar dos passageiros, mas pode ser complicado;
  • Segundo ele, há muitos outros “requisitos a serem verificados” antes do início da operação, como treinamento de mecânicos e tripulações em voo no solo.
Empresa completou testes do veículo em Dubai (Imagem: Joby Aviation/Divulgação)

Táxis aéreos também são esperança em outros locais

Apesar dos esforços ‘extras’ de Dubai para se tornar pioneira na mobilidade aérea, o setor de táxis aéreos também está avançando nos Estados Unidos. Por lá, a Joby Aviation está prestes a começar um processo de testes por profissionais da Administração Federal de Aviação (FAA). Essa é a fase final antes do início da operação com passageiros.

Leia mais:

  • Aviação sustentável: motor a hidrogênio pode revolucionar voos
  • Carro voador pessoal já é realidade; veja quanto custa
  • Você dirigiria? Este carro voador esportivo requer apenas uma carta de motorista

No Brasil, a Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, também está trabalhando para viabilizar os táxis aéreos. O carro voador da empresa já tem 2.800 unidades encomendadas. A operação tem previsão de início no começo de 2026 e deve fazer o trecho Faria Lima-Aeroporto de Guarulhos em apenas 13 minutos. Saiba os detalhes aqui.

O post Serviço de carro voador está perto de virar realidade… em Dubai apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/01/carros-e-tecnologia/servico-de-carro-voador-esta-perto-de-virar-realidade-em-dubai/