
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou nesta terça-feira (1º) ao Congresso Nacional um projeto de lei que propõe a criação de um novo feriado nacional: o Dia da Consolidação da Independência do Brasil, a ser celebrado em 2 de julho. A data já é feriado na Bahia, por marcar, em 1823, a expulsão definitiva das tropas portuguesas do território brasileiro — um ano após o famoso “Grito do Ipiranga”, proclamado por Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822.
Ao anunciar a proposta, Lula ressaltou a importância de reconhecer o papel do povo baiano na luta pela independência do país, destacando que esse capítulo da história ainda é pouco abordado no ensino formal.
“É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente. Isso não é conhecido da História porque não está nos livros didáticos brasileiros”, afirmou o presidente.
Lula também declarou que a aprovação do projeto será uma forma de “mostrar que, além de D. Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa independência”.
O envio da proposta coincide com a agenda do presidente em Salvador, onde ele participará, nesta quarta-feira (2), das comemorações locais da data. De lá, Lula segue para Buenos Aires, na Argentina, onde representará o Brasil na Cúpula do Mercosul, marcada para quinta-feira (3).
A proposta ainda precisa ser analisada pelo Congresso Nacional para que a data se torne oficialmente feriado em todo o território brasileiro.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-propoe-transformar-2-de-julho-em-feriado-nacional-da-consolidacao-da-independencia/