
Um grupo de arqueólogos desenterrou quatro artefatos de bronze considerados únicos na história humana. Estes materiais apresentam figuras de cabeças de leão, datam de cerca de 1.900 anos e foram localizados onde hoje fica Israel.
A descoberta aconteceu durante escavação realizada pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) antes da construção de uma ferrovia na região. No total, os trabalhos revelaram oito túmulos da era romana.
Buracos nas “cabeças” dos leões
- Os discos de bronze foram encontrados na extremidade sul de uma das sepulturas, datada do primeiro ou segundo século d.C.
- Ao lado dos objetos, os arqueólogos também localizaram quatro alças em forma de anel de bronze.
- O que chamou a atenção é que elas eram presas na parte onde estavam desenhadas as cabeças dos animais.
- Embora discos de bronze semelhantes tenham sido encontrados em todo o mundo romano, as alças geralmente eram presas pela boca dos leões.
- Os pesquisadores ainda identificaram um grande prego de ferro preservado com vestígios de madeira.
- As informações são do portal Live Science.
Leia mais
- Escavações em forte romano revelam soldado com pés gigantes
- Fim do Império Romano acaba de ganhar uma nova explicação
- Arqueólogos descobrem fast food romano de mais de dois mil anos
Função dos objetos desperta curiosidade
Os discos provavelmente teriam desempenhado um papel decorativo, mas os pesquisadores propõem que os objetos de bronze e os anéis anexados também podem ter servido como alças, permitindo que as pessoas carregassem o caixão ou o baixassem para a sepultura. Eles também sugerem que teria sido possível inserir duas longas hastes de madeira através dos anéis, facilitando a tarefa de carregar o caixão.
No entanto, ainda existe um mistério: se os discos eram alças de caixão, por que foram empilhados no que parece ter sido uma pilha deliberada de um lado da tumba? Eles até poderiam ter caído durante uma cerimônia de enterro, mas dificilmente todos os quatro discos teriam ficado do mesmo lado, segundo os cientistas.

Isso levanta a possibilidade de que os artefatos carregassem um significado simbólico ou ritual especial que ainda não foi descoberto. É importante ressaltar que o leão foi um símbolo importante ao longo da antiguidade em várias culturas e civilizações. Ele simbolizava força, coragem e nobreza, entre outras características. Por conta disso, a equipe acredita que o túmulo pertencia a um indivíduo de classe social elevada.
O post Discos de bronze misteriosos são descobertos em túmulo da era romana apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/02/ciencia-e-espaco/discos-de-bronze-misteriosos-sao-descobertos-em-tumulo-da-era-romana/