3 de julho de 2025
Banda que teria sido criada por IA chega a meio
Compartilhe:

Você já ouviu falar do The Velvet Sundown? Esta é uma banda que tem feito muito sucesso na atualidade, atingindo a impressionante marca de 500 mil ouvintes mensais no Spotify. Mas toda esta fama pode ser atribuída à inteligência artificial.

Nas últimas semanas, o grupo virou assunto nas redes sociais após internautas afirmarem que tanto os integrantes quanto as músicas foram gerados por IA. A falta de vídeos ou registros de shows ao vivo aumenta esta desconfiança.

Grupo já lançou dois discos (Imagem: reprodução/The Velvet Sundown)

Não existem registros de aparições públicas da banda

A banda The Velvet Sundown é formada pelo vocalista Gabe Farrow, o guitarrista Lennie West, o baixista Milo Rains e o percussionista Orion ‘Rio’ Del Mar. Segundo o próprio grupo, eles fundem texturas psicodélicas dos anos 1970 com alt-pop cinematográfico e soul analógico etéreo.

A arte dos discos e até as fotos dos membros apresentam um estilo visual que remete à inteligência artificial. Além disso, não há perfis ou pegada digital dos integrantes da banda, nem mesmo vídeos ou registros de shows ao vivo.

Banda é um sucesso no Spotify (Imagem: Taner Muhlis Karaguzel/Shutterstock)

Em 2025, a suposta banda lançou dois discos nas principais plataformas de streaming musical. No Spotify, o grupo possui o selo de “artista verificado”. Já no Deezer, um alerta informa: “Algumas faixas neste álbum podem ter sido criadas usando inteligência artificial”.

Leia mais

  • Hollywood pressiona Casa Branca por direitos na era da IA
  • Fala AI: em breve, Amazon terá mais robôs que funcionários!
  • Regulamentação da IA: Brasil tem grande desafio pela frente
Esta não seria a primeira vez que uma banda foi criada digitalmente (Imagem: Rodrigo Mozelli (gerado com IA)/Olhar Digital)

Grupo pode ter sido “fabricado”

  • Até o momento, a banda The Velvet Sundown não se manifestou sobre o assunto.
  • A falta de aparições públicas reforça a teoria de que ela não é real.
  • A única coisa que se sabe é que um terceiro disco, “Paper Sun Rebellion”, está previsto para ser lançado em 14 de julho deste ano.
  • Segundo reportagem da Folha de São Paulo, a criação digital de grupos e cantores que não existem não é algo inédito.
  • Estas bandas costumam ser “alimentadas” com músicas gravadas por diferentes artistas reais.
  • Tudo isso faz parte de uma estratégia para dominar os algoritmos das plataformas de streaming.
  • Em outras palavras, são perfis feitos sob medida para dominar playlists populares e potencializar o alcance na internet.

O post Banda que teria sido criada por IA chega a meio milhão de ouvintes mensais apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/02/pro/banda-que-teria-sido-criada-por-ia-chega-a-meio-milhao-de-ouvintes-mensais/