3 de julho de 2025
Um ciberataque poderia derrubar a energia no Brasil?
Compartilhe:

O Banco Central confirmou nesta quarta-feira (2) que a empresa C&M Software, que fornece serviços de tecnologia para o sistema financeiro, foi alvo de um ataque cibernético.

Segundo a autoridade monetária, nenhum valor administrado diretamente pelo Banco Central foi afetado. Ainda assim, o BC determinou o desligamento do acesso das instituições financeiras às infraestruturas operadas pela C&M Software e informou que já iniciou uma apuração do caso.

Uma das clientes da C&M, a BMP, afirmou em nota à imprensa que os criminosos tiveram acesso a contas de reserva de seis instituições financeiras. Essas contas são mantidas no Banco Central e usadas exclusivamente para liquidações entre os bancos. A empresa destacou que nenhum cliente foi impactado e que possui garantias suficientes para cobrir o valor envolvido.

A Polícia Federal também investiga o caso, segundo a CNN. Até o momento, não há confirmação oficial sobre o valor total afetado, mas especialistas em segurança apontam que o prejuízo pode ultrapassar R$ 1 bilhão.

A reportagem do Olhar Digital procurou o Banco Central, a C&M Software e a Polícia Federal para mais informações e atualizará esta matéria assim que houver novas respostas.

Nota em atualização.

O post Ataque hacker atinge empresa ligada ao sistema bancário brasileiro apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/02/seguranca/ataque-hacker-atinge-empresa-ligada-ao-sistema-bancario-brasileiro/