
Em 2025, o AFROPUNK Experience desembarca pela primeira vez no Maranhão, escolhendo São Luís como cenário de uma edição simbólica e potente, que promete ser histórica. O evento, uma versão itinerante do maior festival de cultura negra do mundo, é um desdobramento do AFROPUNK Brasil e vem promovendo encontros entre culturas, territórios e gerações negras por onde passa. Após estrear em Belém e seguir para São Paulo em 2024, o projeto chega agora ao Nordeste com sua primeira parada no ano marcada para o dia 02 de agosto, na Arena Dux – Espaço Reserva.
A proposta é clara: celebrar, visibilizar e fortalecer a diversidade da música negra nacional em diálogo com as manifestações culturais que fazem do Maranhão um dos estados mais afrocentrados do país. E toda a trilha sonora do dia ficará por conta de Mano Brown, Duquesa e ENME, que juntos aos nomes recém-confirmados Criola Beat, Célia Sampaio e Núbia formam um leque diverso e coeso entre a música local e vozes nacionais. Apresentado pelo Banco do Brasil (BB), o AFROPUNK Experience Maranhão já tem ingressos disponíveis (acesse aqui).
O line-up, que já contava com a presença de Mano Brown, Duquesa e ENME, ganha agora o reforço de três nomes fundamentais da cena maranhense: Criola Beat, coletivo responsável por uma experiência sonora única, misturando beats eletrônicos a ritmos tradicionais afro-maranhenses em uma linguagem dançante e futurista; e o encontro entre as cantoras Célia Sampaio e Núbia juntas no palco.
Enquanto Célia chega com forte ligação com a percussão e as ancestralidades de matriz africana, sendo referência na cena cultural local, Núbia representa a nova geração de vozes negras do estado com uma sonoridade que transita entre MPB, reggae, samba e soul.
Com uma curadoria pensada para provocar encontros entre trajetórias artísticas plurais, o AFROPUNK reforça sua identidade como plataforma global que celebra a cultura negra de forma profunda e multigeracional.
No palco, o evento reúne ainda Mano Brown, ícone máximo do rap nacional, que retorna a São Luís após oito anos da última passagem com os Racionais MC’s; Duquesa, rapper baiana que vem se consolidando como uma das grandes vozes femininas da nova cena nacional e chega pela primeira vez na cidade com um som que une R&B, trap e disco; e ENME, artista maranhense em ascensão, que mistura rap, beats urbanos e referências afroindígenas em um show de presença e discurso.
Levar o AFROPUNK Experience ao Maranhão é reconhecer a potência de um território onde a cultura negra é viva em cada canto. Em São Luís, as ruas de pedra reverberam o reggae das radiolas, o Tambor de Crioula – símbolo de resistência cultural –, o Bumba Meu Boi e outras tantas manifestações que tornam o estado um polo vital da herança afro-brasileira. “Trazer o AFROPUNK Experience para o Maranhão é reconhecer a potência cultural de um território onde a cultura negra pulsa”, afirma Ana Amélia Nunes, sócia e diretora de conteúdo da IDW Entretenimento, agência full service do AFROPUNK no país.
O AFROPUNK Experience Maranhão marca o início da programação 2025 da plataforma cultural, que segue expandindo suas ações no país com seus eventos itinerantes, ações formativas e conexões reais entre artistas, comunidades e territórios. Em novembro, o festival volta a Bahia para celebrar sua quinta edição, com mais de quinze artistas plurais, de diferentes nacionalidades, generos musicais e com novos formatos de shows, unidos em um único propósito: reverenciar a música, identidade e o futuro negro.
O evento conta com patrocínio do Governo Federal, Ourocard, Visa e Heineken; tem a Gol e Smiles como Companhia Aérea Oficial; apoio de mídia do Toca Uol e Popline; parceria com a Arena Dux e realização da IDW.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/afropunk-experience-maranhao-anuncia-line-up-com-celia-sampaio-mano-brown-duquesa-e-enme/