3 de julho de 2025
Vídeo: Rodrigo Amorim rebate Eduardo Paes nas redes em disputa
Compartilhe:

A disputa institucional em torno da gestão do Sambódromo continua gerando desdobramentos nas redes sociais. Após a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) derrubar o veto do governador Cláudio Castro e retomar para o estado o controle da Marquês de Sapucaí, o tema reacendeu o embate entre o governo estadual e a prefeitura carioca.

Depois de o prefeito Eduardo Paes criticar publicamente a decisão por meio de um vídeo em sua conta no Instagram e do governador Cláudio Castro pregar “diálogo” sobre a questão, o líder do governo na Alerj, deputado Rodrigo Amorim (União Brasil), também entrou no debate. Em uma publicação nas redes sociais, Amorim saiu em defesa da atuação da Casa e partiu para o ataque contra o prefeito do Rio.

Segundo Amorim, a derrubada do veto que devolveu a administração do Sambódromo ao estado é um ato legítimo e previsto na Constituição. O parlamentar aproveitou para alfinetar Paes, acusando-o de não respeitar as instituições.

“O fato é que a Assembleia Legislativa é um poder independente que dialoga institucionalmente com o Poder Executivo. Diferente de como você encara a Câmara do Rio de Janeiro. Infelizmente você transformou a Câmara do Rio totalmente subserviente a você”, afirmou.

O deputado também acusou o prefeito de tratar os vereadores com “desrespeito” e disse que o Legislativo municipal teria se tornado um “puxadinho” da prefeitura. Na avaliação de Amorim, Paes ignora o papel da Alerj ao tratar do tema do Carnaval, uma das maiores manifestações culturais e econômicas do estado.

“Não está escrito em lugar nenhum que o Carnaval é competência exclusiva do prefeito. Ao contrário, o Carnaval é um patrimônio do estado do Rio de Janeiro”, declarou.

Ainda segundo o líder da base governista, quem sustenta financeiramente a estrutura do Carnaval carioca é o governo estadual. “Quem aporta recursos nas escolas de samba é o estado do Rio, quem garante a segurança, o atendimento médico e todo aparato do Carnaval é o estado do Rio”, garantiu.

Amorim também criticou a atuação administrativa de Paes, acusando-o de endividar a cidade e de negligenciar questões de ordenamento urbano. Para o deputado, o prefeito estaria mais preocupado com uma possível candidatura ao governo do estado em 2026. “Você não gosta do Rio de Janeiro e você é um mentiroso”, disparou.

Em tom irônico, o parlamentar sugeriu que Paes usasse sua proximidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para interceder junto ao governo federal pela derrubada dos vetos ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), de interesse do governo fluminense.

Amorim também mencionou que a Alerj já destinou R$ 20 milhões à prefeitura sem que houvesse, segundo ele, qualquer prestação de contas. Ao encerrar sua fala, o deputado lançou uma provocação direta: “Eduardo Paes, você nunca será governador do Rio de Janeiro”.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/video-rodrigo-amorim-rebate-eduardo-paes-nas-redes-em-disputa-sobre-o-sambodromo/