
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, foi duramente atacada por parlamentares durante audiência realizada nesta quarta-feira (2) na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. A sessão, convocada para discutir o aumento das queimadas e do desmatamento na Amazônia, foi marcada por embates e declarações hostis, principalmente por parte de deputados da bancada ruralista.
O principal foco dos ataques foi o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que acusou Marina de ser “incompatível” com o agronegócio e de falar apenas para sua “militância”, informa a CNN Brasil. “A senhora tem dificuldades com o agronegócio porque nunca trabalhou, nunca produziu, não sabe o que é prosperidade construída pelo trabalho”, disse ele, em tom agressivo. O parlamentar também afirmou que Marina se comportava como “dona da verdade” e atacava quem pensasse diferente dela.
Em resposta, a ministra manteve a compostura e rebateu com firmeza, mas sem alterar o tom. “Hoje de manhã eu fiz uma longa oração e pedi a Deus para me dar calma porque eu sabia que depois do que aconteceu no Senado, as pessoas iam achar muito normal fazer o que está acontecendo aqui, em um nível piorado. Mas acho que Deus me ouviu, porque eu estou em paz”, afirmou Marina, referindo-se a sessões recentes em que também foi alvo de críticas contundentes.
“Eu tenho trabalhado muito, mas a história só é enxergada por aqueles que querem enxergar”, completou, sinalizando que sua atuação à frente do ministério está sendo distorcida por interesses políticos.
Deputado disse que ministério está em “péssimas mãos”
A tensão aumentou quando Evair Melo a chamou de “mal educada” e declarou que o Ministério do Meio Ambiente estava em “péssimas mãos”. Marina, no entanto, preferiu não prolongar o embate: “O senhor está apenas realizando várias acusações. Não vou responder”.
Mais uma vez a ministra @MarinaSilva é desrespeitada por uma extrema-direira xucra na Câmara dos Deputados.
São inaceitáveis os ataques que o deputado federal Evair Vieira Melo fez à Marina, com ofensas e ilações criminosas.
Marina Silva é gigante e merece todo o nosso apoio e… pic.twitter.com/nfJ0fSk4UC
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) July 2, 2025
A audiência, que deveria tratar de um tema de alta relevância para o país — a crise ambiental na Amazônia —, acabou se transformando em um palco de ataques pessoais. Marina Silva, com longa trajetória no ativismo ambiental e ex-senadora da República, já foi alvo de críticas semelhantes em outros momentos de sua carreira, sobretudo por setores ligados ao agronegócio.
Apesar do ambiente hostil, a ministra vem reiterando seu compromisso com a agenda ambiental e demonstrou serenidade ao lidar com as críticas, reforçando a importância de um debate qualificado sobre o futuro da Amazônia.
LEIA MAIS
Fonte: https://agendadopoder.com.br/marina-silva-volta-a-sofrer-ataques-no-congresso-desta-vez-em-audiencia-na-camara-acompanhe-ao-vivo/