4 de julho de 2025
Do futebol à NBA: as reações à morte de Diogo
Compartilhe:

O mundo esportivo reagiu com profunda tristeza à morte de Diogo Jota, de 28 anos, na madrugada desta quinta-feira (3) em um acidente de carro na província de Zamora, na Espanha. O atacante do Liverpool e da seleção de Portugal viajava com o irmão André Silva, jogador do Penafiel, que também morreu na colisão, rumo à Inglaterra para se reapresentar.

A notícia provocou uma onda imediata de homenagens, desde clubes europeus e sul-americanos até astros de outras modalidades. A tragédia reuniu, por fim, diversas personalidades que expressaram dor e solidariedade com a notícia. Último clube da trajetória do português, o Liverpool declarou estar “devastado com a trágica perda” e pediu respeito à privacidade dos familiares durante o luto.

Ainda no início desta manhã (3), torcedores tornaram Anfield palco para uma última homenagem a seu camisa 20. Os adeptos formaram um memorial espontâneo nos arredores do estádio com flores, faixas, camisas e velas em tributo. Uma torcedora chegou a escrever a canção do atleta em uma das coroas: “Oh, o nome dele é Diogo, ele usa o número 20, ele vai nos levar à vitória”.

Aliás, uma das camisas expostas no local era justamente a do título da Premier League da temporada 2024/25 — último troféu conquistado pelo português. O ambiente de Anfield ganhou contornos de velório coletivo, refletindo o carinho da torcida pelo atacante.

Solidariedade entre rivais e personalidades

Diversos clubes ingleses, inclusive rivais históricos, provaram que o futebol vai muito além de rivalidade e emitiram notas de pesar. O Manchester United, por exemplo, prestou as “mais profundas condolências aos entes queridos de Diogo Jota e André”, além de todos aqueles “ligados ao Liverpool FC”. Já o City afirmou estar “chocado e entristecido com a notícia devastadora”.

O Chelsea, por sua vez, expressou que “todos no clube estão devastados”, enquanto o Everton desejou forças à família e amigos do atleta. Do continente europeu, Real Madrid, Barcelona, PSG, Juventus, Bayer Leverkusen e a Federação Italiana de Futebol também manifestaram apoio público.

Portugal lamenta perda irreparável

A Federação Portuguesa de Futebol afirmou que “o futebol português está completamente devastado” com a notícia. Não à toa, a entidade fez questão de ressaltar que o atacante era muito mais que ”só” um excelente jogador em seu comunicado nas redes sociais.

“Um atleta com quase 50 jogos pela seleção principal, mas sobretudo um ser humano admirável”, afirmou a nota oficial.

Cristiano Ronaldo, principal nome da geração portuguesa e amigo pessoal do jogador, utilizou as redes sociais para lamentar: “Não faz sentido. Descansem em paz, campeões”. José Mourinho, técnico da Roma, também deixou um tributo com a frase: “O futebol perdeu um dos seus melhores exemplos”.

Repercussão ultrapassa a Europa

A comoção ultrapassou os limites do futebol e também ecoou pelo basquete. LeBron James, astro da NBA e acionista do Liverpool, escreveu: “Minhas orações estão com os entes queridos. Que vocês sejam guiados e protegidos. YNWA JOTA!!”.

No Brasil, Santos, Corinthians e Portuguesa publicaram homenagens. O clube da Baixada Santista classificou o dia como “muito triste para o esporte”, enquanto a Lusa destacou a importância do jogador, recentemente campeão da Liga das Nações por Portugal.

Torcida eterniza Diogo Jota

A reação da torcida, principalmente a do Liverpool, demonstrou o tamanho do impacto da partida do jovem jogador. “Um garoto de Portugal, melhor que Figo, você não sabe?”, dizia outro trecho da canção repetida entre flores e lágrimas. Sente-se pela dor dos adeptos o quanto o camisa 20 ultrapassou a função de jogador.

* Fonte: Correio Braziliense

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/do-futebol-a-nba-as-reacoes-a-morte-de-diogo-jota/