
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3), a Operação Transmissão Fraudulenta, com o objetivo de reprimir crimes contra o sistema previdenciário no Maranhão. A ação cumpre dez mandados judiciais, sendo cinco de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do estado.
As investigações, iniciadas em 2022, apontam a atuação de um grupo de contadores suspeito de inserir vínculos empregatícios falsos no sistema da Previdência Social. O objetivo seria viabilizar a concessão fraudulenta de benefícios como aposentadorias e pensões. Mais de 600 vínculos falsos foram identificados, em nome de mais de 40 empresas inativas ou sem movimentação financeira, sempre com salários próximos ao teto previdenciário.
Segundo a Coordenação de Inteligência da Previdência Social (CGINP), os benefícios já identificados causaram um prejuízo estimado em R$ 4,7 milhões. Com a suspensão dos pagamentos, a estimativa é de que a medida represente uma economia futura de R$ 2,1 milhões aos cofres públicos.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário e inserção de dados falsos em sistemas públicos de informação. As investigações continuam sob sigilo para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/pf-deflagra-operacao-contra-esquema-de-fraudes-previdenciarias-no-maranhao/