
A Airloom Energy, empresa de energia resiliente, está construindo uma turbina eólica diferentona que promete gerar mais energia por um custo menor. Sediado na cidade de River Rock, no Wyoming, o projeto foi parcialmente financiado pela Breakthrough Energy Ventures, de Bill Gates.
Entenda:
- Uma turbina eólica diferentona começou a ser construída nos EUA;
- O projeto (parcialmente financiado pela Breakthrough Energy Ventures, de Bill Gates) é mais compacto que os modelos tradicionais, gerando a mesma energia por um custo menor;
- O sistema conta com asas verticais de 10 m de comprimento presas a um trilho oval suspenso por postes de 25 metros de altura;
- As primeiras demonstrações comerciais da turbina eólica estão previstas para 2027.
Ao contrário das turbinas eólicas tradicionais, que se estendem a alturas gigantescas, o projeto diferentão da Airloom tem uma estrutura muito mais compacta. Como descrito pela empresa em um vídeo de apresentação (que pode ser visto abaixo), a turbina vai contar com um conjunto de asas verticais de 10 metros de comprimento presas a um trilho oval suspenso que “pode se estender por metros ou milhas”. O trilho, por sua vez, será sustentado por uma série de postes de 25 metros de altura.
Leia mais:
- IA consome demais: Trump quer plano emergencial para energia nos EUA
- Água quente de baixo custo com aquecedor solar à base de areia
- Bateria histórica: conheça dispositivo que funciona por mais de 180 anos sem parar
Turbina é mais barata e compacta do que modelos tradicionais

O formato compacto é o grande diferencial para tornar a turbina eólica mais barata, e, de acordo com a empresa, cinco fatores estão por trás disso: asas mais curtas, força mantida por tensão em vez de compressão, geradores menores que entregam os mesmo níveis de energia, produção em massa de peças em escala humana e transporte e logística mais simples.
“Com a crescente demanda por eletricidade, precisamos de sistemas mais flexíveis que possam ser construídos rapidamente e implantados em larga escala em qualquer lugar. Essa é a única maneira de alcançarmos e mantermos a segurança e a independência energética”, destaca Neal Rickner, CEO da Airloom Energy, em comunicado.
Quando a turbina eólica fica pronta?

A configuração da turbina mostrada no vídeo é de 2,5 MW, mas, até o momento, a empresa ainda não deu detalhes sobre as dimensões da versão real. A conclusão das obras também não foi revelada – sabe-se apenas que a Airloom pretende “concluir a construção do seu local piloto antes das demonstrações comerciais que começam em 2027”.
Além da Breakthrough Energy Ventures, de Gates, a rodada inicial de financiamento do projeto da turbina eólica também contou com empresas como Lowercarbon Capital, WYVC, Crosscut Ventures e WovenEarth Ventures.
O post Veja a turbina eólica diferentona financiada por Bill Gates apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/03/pro/veja-a-turbina-eolica-diferentona-financiada-por-bill-gates/