4 de julho de 2025
Mapa divulga primeira lista de empresas credenciadas do Programa Mãos
Compartilhe:

A Maranhão Parcerias (Mapa) divulgou a lista inicial das empresas credenciadas no Programa Mãos à Obra, que estão autorizadas a prestar serviços de manutenção predial sob demanda para o Governo do Estado. A lista com o nome das empresas credenciadas pode ser acessada AQUI.

O Programa, sob coordenação da Secretaria de Estado de Governo (Segov), visa acelerar a execução de obras nos 217 municípios do Maranhão, promovendo maior eficiência na gestão pública, inclusão social, geração de emprego e renda, além de fomentar oportunidades de negócios locais.

A Mapa é o órgão responsável pelo credenciamento das empresas, além de atuar como gestora dos contratos e fiscalizadora da execução dos serviços.

Segundo Cassiano Pereira Junior, presidente da Maranhão Parcerias, essa iniciativa abre espaço para que empresas de todas as regiões do estado possam participar ativamente.

“O Mãos à Obra é mais um importante programa lançado pelo nosso governador Carlos Brandão e do qual temos muito orgulho em fazer parte. Além de ter uma ênfase social — permitindo que mulheres vítimas de violência tenham acesso a boas oportunidades de trabalho — o programa garantirá também a movimentação da economia no estado, permitindo que pequenas empresas prestem serviços, atendendo às demandas em todo o território maranhense, valorizando negócios locais e impulsionando o potencial do setor”, afirmou.

O credenciamento continua aberto, e os interessados devem se inscrever AQUI. Podem participar MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte que prestem serviços de melhoria, preservação, manutenção (civil, elétrica e hidrossanitária) e conservação em imóveis, incluindo o fornecimento de materiais e mão de obra para atender às demandas.

As empresas devem cumprir todas as exigências descritas no edital. Uma delas é ter, preferencialmente, 51% de mulheres no quadro de funcionários, sendo que, no mínimo, 10% devem ser, obrigatoriamente, vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social.

Outro diferencial importante é a chamada regionalização. Isso significa que, quando houver demanda por serviços, a empresa escolhida será, prioritariamente, aquela situada na mesma região. Essa medida visa fomentar o comércio local de matéria-prima, além de gerar emprego e renda, fazendo o dinheiro circular dentro da localidade.

Em caso de dúvidas sobre o edital, as empresas interessadas podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (98) 3210-3414 / (98) 3210-3415. O edital completo pode ser acessado AQUI.

As respostas aos pedidos de impugnação e esclarecimentos serão disponibilizadas nos sites Maranhão Parcerias e Mãos à Obra Credenciamento, no prazo de até três dias úteis.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/mapa-divulga-primeira-lista-de-empresas-credenciadas-do-programa-maos-a-obra/