4 de julho de 2025
Hugo Calderano vence chinês número 1 e conquista Copa do
Compartilhe:

O mesa-tenista brasileiro Hugo Calderano está fora da disputa do WTT Grand Smash, realizada Las Vegas. O atleta impedido de entrar em território norte-americano e por isso não participará da competição. O torneio, com início previsto para essa quinta-feira (3), não contará com a presença do número três do mundo.

A entrada no país norte-americano acabou impedida por conta da ida do atleta à Cuba ainda em 2023. Devido a cidadania portuguesa do atleta, Hugo precisaria informar que iria ao país por meio do Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA, conforme a sigla em inglês). Isso acontece pois as nações pertencentes à União Europeia integram o Programa de Isenção de Visto. No ano de 2023, a visita à Cuba não aconteceu somente para a disputa do Pan-Americano. Além disso, a ida também serviu para a participação nas qualificatórias dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. 

Mesmo diante da solicitação feita através do ESTA, a resposta não foi obtida em tempo. Ao entrar em contato com as autoridades para ter informações sobre um eventual problema, Calderano recebeu como resposta que está inelegível para a dispensa do visto. Principalmente por conta da visita ao país centro-americano.

O mesa-tenistas ainda tentou adquirir o visto emergencial, através do apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos e do Comitê Olímpico do país norte-americano. O agendamento da entrevista chegou a ser aprovado, no entanto a falta de horários disponíveis para a realização de uma reunião consular tornou inviável a participação na competição em Las Vegas.

Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil” lamentou, através de comunicado publicado nas próprias redes sociais.

É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, concluiu. 

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/hugo-calderano-e-impedido-de-entrar-nos-eua-e-nao-participa-de-competicao-mundial/