5 de julho de 2025
Varejo maranhense cresce 17% e operações de crédito disparam na
Compartilhe:

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta sexta-feira (04), a Nota do Comércio Varejista referente ao segundo bimestre de 2025. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do comércio varejista no Maranhão cresceu 1,4% no primeiro quadrimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Após três meses consecutivos de crescimento, que resultaram no patamar recorde do volume de vendas em março deste ano, houve um recuo de 0,4% em abril. O resultado seguiu a tendência nacional, que também apresentou queda de 0,4% após o crescimento observado em março, que foi impulsionado principalmente pelos segmentos de hipermercados, supermercados e artigos farmacêuticos.

O crescimento do valor movimentado por meio do Pix para pessoas jurídicas no Maranhão foi um dos destaques observados na Nota do Comércio Varejista. De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), no acumulado de janeiro a abril de 2025, foram registradas aproximadamente 147,2 milhões de operações destinadas a empresas no estado, movimentando um total de R$ 59,8 bilhões. Esse resultado representa um aumento de 8,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Referente à inadimplência dos consumidores, segundo o Serasa, em abril de 2025 o Maranhão ocupava a 8ª posição entre as unidades federativas com menor percentual de população adulta inadimplente. Em comparação com o mês de março, houve uma redução de 1,3% no número de consumidores inadimplentes.

A publicação reúne dados sobre o desempenho do setor varejista, incluindo indicadores de volumes de vendas, confiança do comércio e de consumidores, endividamento e inadimplência das famílias, abertura de empresas, demanda por crédito e volume de transações via Pix.

O material completo com informações sobre o volume de vendas por atividade, entre outras informações, está disponível no site do Imesc.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/economia/2025/07/volume-de-vendas-do-comercio-varejista-no-maranhao-cresce-14-no-acumulado-de-janeiro-a-abril-de-2025/