
Nesta sexta-feira (4), o governador Carlos Brandão oficializou a implantação de três novas unidades da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) que funcionarão nos municípios de Açailândia, Pinheiro e Santa Inês, totalizando 11 unidades da DHPP em todo estado, sendo as demais nos municípios de Imperatriz, Caxias, Timon e Balsas e mais quatro na Grande Ilha.
A solenidade que marcou a instalação das delegacias especializadas foi realizada no Palácio dos Leões, no Centro Histórico de São Luís (MA). Na ocasião, o governador assinou o ato de posse dos delegados titulares e entregou equipamentos para reforçar o trabalho da Polícia Civil. Foram entregues 11 viaturas, computadores e outros equipamentos entre armas e munições. Os investimentos foram realizados com recursos próprios do Estado, além de parceria com o Ministério da Justiça (MJSP) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O governador Carlos Brandão ressaltou que os investimentos públicos estão mudando o Maranhão. Lembrou que ao iniciar a gestão, em 2022, dados do Centro de Liderança Pública (CLP), que utiliza vários indicadores para avaliar as gestões públicas em todo o Brasil, colocava o Maranhão na 14ª posição no quesito segurança e que em 2023 o estado chegou à sétima posição, figurando entre as dez principais avaliações do país e a segunda melhor do Nordeste.
“A segurança no nosso governo é prioridade. Com a criação dessas três novas delegacias especializadas vamos fortalecer as investigações e, consequentemente, a elucidação de casos, principalmente de homicídios. Mas não se faz segurança apenas com a criação de delegacias, fizemos vários investimentos ao longo dos anos e com isso os resultados da segurança melhoraram muito no nosso governo”, declarou Brandão.
O governador também anunciou ações que estão sendo planejadas para ampliar ainda mais as medidas de segurança e combate a crimes no Maranhão. Como exemplo, ele citou os esforços para implantação do serviço de videomonitoramento no interior do estado.
“No nosso governo criamos a Escola de Inteligência [Centro de Ensino e Pesquisa de Inteligência do Estado do Maranhão] para a polícia. Temos que ter inteligência e tecnologia, e estamos articulando uma grande parceria junto ao Governo Federal e até a possibilidade de financiamento para ter videomonitoramento, especialmente nas grandes cidades, com câmeras em locais estratégicos, que é uma ferramenta para a investigação”, comentou.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, ressaltou o trabalho da gestão estadual na promoção da segurança pública nos últimos anos, com ações que vão desde a ampliação do efetivo policial até a implantação e reforma dos espaços de trabalho, como o plano de reestruturação que abrange 140 delegacias, com 50 prédios já entregues e mais 40 prontos para serem inaugurados.
“O governador Carlos Brandão tem feito fortes investimentos em todo o estado e tem compromisso com a segurança pública. Hoje é um dia especial, pois estamos instalando mais três delegacias especializadas no combate a homicídios no interior do estado. A instalação dessas delegacias com novos delegados, investigadores e escrivães, além de viaturas, aumenta ainda mais a efetividade das investigações criminais e do trabalho de inteligência de modo que a segurança pública se fortalece”, frisou o secretário.
Para o delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida Neto, os investimentos são fundamentais para tornar cada vez mais eficiente o trabalho policial. Ele destacou que o funcionamento das novas delegacias e os equipamentos entregues reforçam a estrutura da Polícia Civil nas regiões com maior densidade populacional e impactam diretamente na celeridade para elucidação de crimes contra a vida.
“Essa instalação das delegacias com o ato de nomeação dos delegados titulares só foi possível graças ao investimento do Governo do Estado com pessoal no último concurso público, o que nos deu a possibilidade de instalar novas delegacias para o trabalho da Polícia Civil. Isso é fundamental. Agradeço pela sensibilidade do governador em ter nomeado esses novos delegados, o que para a Polícia Civil significa novas unidades implantadas, melhor atendimento para a população e investigações mais céleres”, observou o delegado-geral.
Na ocasião, o governador Carlos Brandão; o secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins; e o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, assinaram os termos de posse dos delegados titulares das novas delegacias especializadas. Para a DHPP da cidade de Açailândia tomou posse o delegado Francisco Rodrigues da Silva; em Santa Inês, o delegado Fagno Vieira Silva dos Santos; e em Pinheiro, a delegada Maria Clara Monteiro.
“A implantação dessa nova unidade no município de Pinheiro tem uma conotação estratégica e indispensável para o aprimoramento da investigação criminal, especialmente no combate aos crimes dolosos contra a vida. Então essa delegacia tem como finalidade principal fazer uma investigação mais especializada e célere de forma a garantir a responsabilização do autor dos crimes, bem como prevenir a ocorrência de novos crimes de homicídio na região”, comentou a delegada Maria Clara Monteiro.
Para o prefeito de Pinheiro, André da Ralpnet, o empenho da gestão estadual representa paz para a população e um ambiente favorável ao desenvolvimento dos municípios.
“Essa delegacia é muito bem-vinda para a sociedade de Pinheiro e o governo está de parabéns, não apenas pela Delegacia de Homicídios, mas por todo o apoio da Polícia Civil e do governador Carlos Brandão. Esse é um presente muito bem-vindo que aumenta a sensação de segurança em nossa cidade. Agradeço ao Governo do Maranhão pelo trabalho incansável para dar resposta aos problemas da sociedade”, destacou.
O entusiasmo foi compartilhado pelo prefeito de Açailândia, Dr. Benjamim, que frisou a importância dos investimentos da gestão estadual. “No Brasil, temos índices altíssimos de criminalidade, mas, no Maranhão, temos um governador que investe em infraestrutura, saúde e segurança. E lembro que não estamos recebendo apenas a Delegacia de Homicídios, mas também efetivo da polícia, viaturas e armamento para o trabalho da Polícia Civil”, observou.
Sobre a SHPP
A Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP) foi criada em 2015 e, atualmente, é dotada do Departamento de Homicídios da Capital, que abrange quatro Delegacias de Homicídios em quatro áreas da capital (Norte, Sul, Leste e Oeste); Núcleo de Inteligência; Departamento de Feminicídio; Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP); e o Departamento de Homicídios do Interior que coordena as demais DHPPs, contribuindo para o avanço da produtividade na investigação criminal e na redução dos índices de crimes letais intencionais.
Com a atual estrutura, todos os casos de homicídios consumados tiveram os inquéritos iniciados de imediato no Plantão Central de Homicídios. Este modelo de operação eliminou a possibilidade de casos de homicídios sem a correspondente instauração de inquéritos, estratégia que está sendo levada a todas as regionais do estado.
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/policia/2025/07/maranhao-reforca-aparato-policial-para-resolucao-de-crimes-com-entrega-de-equipamentos-e-novas-delegacias/