
Qual é a sua reação ao sentir o cheiro de gasolina? Ela é agradável ou desagradável? Muitas pessoas, quando notam o odor desse combustível, desejam desfrutar ainda mais do aroma, algo um tanto curioso, não é mesmo? Afinal, por que isso acontece? Nas próximas linhas, Olhar Digital apresenta alguns dos principais motivos que explicam esse gosto.
O que é o cheiro de gasolina?
A gasolina basicamente é um combustível obtido após uma mistura de hidrocarbonetos que são retirados do petróleo bruto por meio de um processo de destilação. Ela surgiu no final do século XIX com a expansão dos motores a combustão em veículos automotivos.
Daí em diante, ganhou cada vez mais espaço no cenário mundial, sendo essencial para o funcionamento de diversos meios de transporte.
Leia mais:
- O que a Cetamina faz no corpo?
- Por que o TikTok vicia?
- Como o óleo de cozinha pode servir de combustível para aviões?
O cheiro da gasolina é um intenso aroma que resulta de uma mistura complexa no processo de produção do combustível, o qual geralmente acontece em refinarias de petróleo. Nele, o óleo bruto é submetido a vários processamentos físicos e químicos com o objetivo de atingir a composição ideal para o uso em motores.
Normalmente, utiliza-se a destilação fracionada, na qual o petróleo é aquecido para separar suas frações conforme os diferentes pontos de ebulição. Dessa maneira, ficam separadas as frações. Uma delas é a nafta leve, base para a produção do combustível.
Depois disso, há outras etapas de fabricação da gasolina, como o craqueamento e reforming, ótima para adequar propriedades como octanagem e o teor de compostos aromáticos.
É aí que entram substâncias como tolueno, benzeno e xileno, que além de contribuírem para a performance do combustível, são essenciais para dar o aroma intenso que muitas pessoas amam.
Porém, algumas dessas substâncias são altamente perigosas para a saúde das pessoas. O benzeno, por exemplo, é muito tóxico e cancerígeno. Quem trabalha diretamente em contato com ele corre grandes riscos.
Além disso, ele pode causar tontura, sonolência, náuseas, dificuldade respiratória, taquicardia, perda de consciência e até a morte. Também pode provocar efeitos crônicos, como sangramento excessivo no nariz, problemas de pele, anemia e redução das células de defesa do organismo.
Além disso, a inalação direta da gasolina pode provocar envenenamento por monóxido de carbono e causar danos aos pulmões.

Por que algumas pessoas amam o cheiro da gasolina?
Geralmente, essa reação de satisfação ao sentir o cheiro da gasolina, ocorre quando a pessoa está dentro do carro e o veículo é abastecido em um posto. De acordo com cientistas, as pessoas sentem esse prazer por conta do benzeno, que causa uma liberação de dopamina, gerando uma euforia temporária.
Outra explicação é feita por meio do “fenômeno Proust”, que faz referência ao escritor francês Marcel Proust, que após sentir o cheiro dos biscoitos madalenas molhados no chá, afirmou ter remetido a uma memória de sua infância, ou seja, a satisfação com o aroma da gasolina pode estar atrelado à possíveis memórias que a pessoa têm ao sentir o cheiro do combustível.

De acordo com o The Washington Post, uma grande experiência realizada em 1987 pela revista norte-americana National Geographic, comprovou que esse fenômeno pode realmente acontecer quando uma pessoa sente algum cheiro.
No experimento, que teve a participação de 1,5 milhão de leitores, 55% das pessoas na faixa de 20 anos disseram que o cheiro que sentiram remeteu a alguma memória.
O post Por que há pessoas que amam o cheiro de gasolina? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/07/carros-e-tecnologia/por-que-ha-pessoas-que-amam-o-cheiro-de-gasolina/