8 de julho de 2025
Trump diz que Bolsonaro é vítima de perseguição 'terrível' no
Compartilhe:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu publicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro em uma postagem feita nesta segunda-feira (7) em sua rede social, a Truth Social. Trump afirmou que o Brasil está “fazendo uma coisa terrível” com Bolsonaro e classificou as investigações contra o ex-mandatário como parte de uma “caça às bruxas”.

“Ele não tem culpa de nada, exceto de ter lutado pelo POVO”, escreveu Trump. “Conheci Jair Bolsonaro, e ele era um líder forte, que realmente amava seu país — além de um negociador muito duro em questões COMERCIAIS. Sua eleição foi muito apertada e agora ele está liderando nas pesquisas. Isso nada mais é do que um ataque a um oponente político, algo que eu sei muito bem! Aconteceu comigo dez vezes”, afirmou o republicano, que também enfrenta diversos processos judiciais nos EUA.

Trump também disse que acompanhará de perto a suposta perseguição contra Bolsonaro, “sua família e milhares de seus apoiadores”, e reforçou que “o único julgamento que deveria estar acontecendo no momento é o julgamento pelos eleitores do Brasil, que se chama eleição”. Ele encerrou a publicação com o apelo: “Deixem Bolsonaro em paz”.

Jair Bolsonaro, que foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2023 por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, é réu em ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento em uma trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. Ele responde pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado — devido à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

A declaração de Trump ocorre em um momento de intensificação dos processos judiciais contra aliados e ex-integrantes do governo Bolsonaro. A fala também reforça o alinhamento entre os dois líderes da direita populista, que mantêm relações desde o período em que ambos ocupavam seus respectivos cargos de chefes de Estado.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/trump-diz-que-bolsonaro-e-vitima-de-perseguicao-terrivel-no-brasil-e-que-julgamento-deve-ser-feito-nas-urnas/