8 de julho de 2025
Lula lidera contra nomes da direita em 2026 no 1º
Compartilhe:

Nesta segunda-feira (07), em meio à Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu a defesa que o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, fez de Jair Bolsonaro no contexto do processo que enfrenta por tentativa de golpe de Estado, afirmando que o ex-presidente seria inocente. 

Lula afirmou que a defesa da democracia no Brasil é um assunto que compete somente aos brasileiros.

Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, disse o presidente brasileiro, em nota.

Ainda hoje, Trump saiu em defesa de Bolsonaro em uma rede social, atacando a ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado que está em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).  

O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada, mas vão atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada”, afirmou Trump.

O ex-presidente brasileiro é acusado de conduzir a liderança de uma tentativa de golpe de Estado no Brasil após ser derrotado nas eleições em 2022 pelo presidente Lula. De acordo com a Polícia Federal, a trama golpista previa o assassinato de Lula e do ministro do STF, Alexandre de Moraes, além da anulação da votação, o que configuraria uma ruptura da ordem democrática.

Jair Bolsonaro teria pressionado os comandantes das Forças Armadas para sustentar seu plano maléfico. O ex-presidente e seus aliados acusados de tentativa de golpe negam todas as acusações.

“Estarei assistindo muito de perto à caça às bruxas de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores”, relatou Trump, que além de todas as declarações, também pediu para deixar Bolsonaro “em paz”.

O ex-presidente agradeceu o apoio do norte-americano e afirmou que a ação penal contra ele é perseguição política. “Obrigado por existir”, disse a Trump em uma rede social.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/lula-rebate-afirmacoes-de-trump-sobre-bolsonaro-nao-aceitamos-tutela/