
O prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier, de 27 anos, que alegou ser o autor dos disparos que resultaram na morte do policial militar Geidson Thiago da Silva Dos Santos, é de uma família tradicional de políticos.
A vítima assassinada pelos disparos, o PM Geidson Thiago da Silva Dos Santos, morreu após ser ferido sofrer disparos na noite de domingo (6) durante uma vaquejada. Após o início do processo de investigação, João Vitor Xavier foi apontado como principal suspeito do crime, e em seguida confessou a ação.
Quem é o assassino?
Natural de Ouricuri, em Pernambuco, João Vitor Xavier foi eleito em 2024 como prefeito de Igarapé Grande, cidade a 365 km de São Luís. O pernambucano foi eleito com 70,35% dos votos válidos, o que representa 4.987 votos.
Ano passado, João Vitor se declarou como solteiro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o Ensino Médio completo e tendo a ocupação de estudante/bolsista/estagiário. No documento, ele relatou ter um patrimônio de R$ 550 mil que incluía um carro, uma residência e uma fazenda.
No entanto, a vida política de João Vitor começou ainda cedo. Com 18 anos de idade, ele foi eleito vereador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) como vereador de Bodocó, município no interior de Pernambuco.
João Vitor Xavier vem de uma família de políticos com atuação em duas cidades do Maranhão. O pai dele, Júnior Xavier, é o prefeito de Bernardo do Mearim (MA), município que fica apenas a 12,5 km de Igarapé Grande, cidade no qual ele é prefeito. Já o tio de João Vitor, Erlânio Xavier, é ex-prefeito de Igarapé Grande.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/saiba-quem-e-o-prefeito-que-confessou-ter-assassinado-pm-durante-vaquejada-no-maranhao/