
Durante a Expoimp 2025, maior feira de agropecuária do Norte e Nordeste, o governador Carlos Brandão e o presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira Júnior, assinaram termos de cooperação técnica com a Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul) e com a Prefeitura de Imperatriz.
A iniciativa visa a execução de ações do Programa Estadual de Regularização Fundiária em núcleos urbanos com terrenos e imóveis pertencentes à administração pública, promovendo o uso adequado desses espaços e beneficiando diretamente a população.
A Mapa, responsável pela gestão do patrimônio imobiliário do Estado, coordena os trabalhos de regularização em parceria com os entes locais. Segundo Cassiano Pereira Júnior, o objetivo é dar destinação social e econômica a imóveis públicos.
“A assinatura do termo de cooperação marca um passo relevante em nossa missão de promover o desenvolvimento urbano sustentável e a regularização das áreas do Estado localizadas em Imperatriz e região”, afirmou.
O presidente da Agemsul, Vagtonio Brandão, agradeceu a iniciativa e destacou o impacto positivo para o município:
“Agradeço o compromisso que o Governo tem com todo o nosso Estado e, especialmente, com nossa cidade”.
Já o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, destacou que a regularização representa mais dignidade para as famílias:
“O documento assinado hoje garante também que famílias da região, esquecidas ao longo do tempo, tenham sua moradia regularizada. Isso representa dignidade para a população”.
Durante a visita à Expoimp, o governador também realizou a entrega de veículos para os escritórios da Aged e da Agerp, reforçando o apoio à produção rural e à defesa agropecuária no estado.
Além de Imperatriz, outros 16 municípios maranhenses possuem áreas que podem ser regularizadas, contribuindo para o crescimento ordenado das cidades e o fortalecimento da política de habitação e planejamento urbano.
Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/governo-do-maranhao-firma-parceria-para-regularizacao-fundiaria-em-imperatriz/