9 de julho de 2025
Covid-19: gestantes e idosos passam a integrar o Calendário Nacional
Compartilhe:

O Brasil conseguiu reduzir significativamente a mortalidade por hepatites virais nos últimos dez anos com o avanço da vacinação. É o que aponta o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, lançado nesta terça-feira (8) pelo Ministério da Saúde. O levantamento integra as ações do Julho Amarelo, mês de conscientização sobre o tema.

Queda nas mortes

Hepatite B: o coeficiente de mortalidade caiu 50%, passando de 0,2 para 0,1 óbito por 100 mil habitantes.

Hepatite C: houve redução de 60%, com queda de 1 óbito para 0,4 por 100 mil habitantes.

“Estamos no caminho para eliminar essas doenças como problema de saúde pública até 2030.”
— Mario Gonzales, coordenador-geral de Vigilância das Hepatites Virais

A meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é reduzir os óbitos por hepatites em 65% e a incidência em 90% até 2030.

Vacinação em alta

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a melhora nos índices de vacinação contra hepatite B entre recém-nascidos, graças ao esforço dos profissionais das unidades básicas de saúde.

“Saímos de 82,7% em 2022, voltamos para 94,19% em 2023. Agora nossa missão é só crescer cada vez mais.”

Padilha também ressaltou o papel dos sistemas de coleta de dados desenvolvidos pelo Brasil, que ajudam a monitorar e avaliar os avanços no enfrentamento às hepatites.

Foi apresentada uma nova plataforma de monitoramento, que ajudará estados e municípios a identificar lacunas na eliminação das hepatites virais. A ferramenta faz parte do esforço nacional para acelerar a busca ativa de casos e garantir o cuidado à população.

Também foi lançada a campanha “Um Teste Pode Mudar Tudo”, que reforça a importância da testagem, vacinação e tratamento das hepatites virais.

“Gostaria de parabenizar o Ministério da Saúde e o SUS pelos avanços impressionantes na redução da transmissão e da mortalidade.”
— Alex Rosewell, coordenador da Opas no Brasil

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) reafirmou o compromisso com a meta de eliminação das hepatites virais até 2030, alinhada ao Programa Brasil Saudável do SUS.j

Julho Amarelo
Durante todo o mês, serão realizadas ações de conscientização, testagem gratuita, vacinação e distribuição de informações sobre prevenção e tratamento das hepatites.

Fonte: AgênciaBrasil

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/brasil-reduz-mortalidade-por-hepatites-com-avanco-da-vacinacao/