
O presidente dos Estados Unidos e pré-candidato republicano, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (9) que pretende anunciar, até quinta-feira (10), a inclusão do Brasil em uma nova rodada de tarifas comerciais. A declaração foi feita durante um evento com líderes da África Ocidental na Casa Branca. A informação é do portal g1.
“O Brasil, por exemplo, não tem sido bom conosco, nada bom”, afirmou Trump aos jornalistas presentes. “Vamos divulgar um número referente ao Brasil, acho que ainda esta tarde ou amanhã de manhã”, completou, sem detalhar quais produtos brasileiros serão atingidos ou qual será o percentual da tarifa.
A nova ofensiva comercial faz parte de uma segunda leva de cartas enviadas a governos estrangeiros com notificações formais sobre o aumento das tarifas de importação. Segundo Trump, as medidas têm base em “fatos muito, muito substanciais” e em um “histórico anterior” nas relações comerciais.
Além do Brasil, pelo menos sete países já foram notificados nesta nova etapa: Argélia, Brunei, Filipinas, Iraque, Líbia, Moldávia e Sri Lanka. As sobretaxas variam entre 20% e 40%, a depender do país e do produto envolvido.
Veja a seguir alguns exemplos de tarifas anunciadas por Trump até o momento:
África do Sul: 30%
Bangladesh: 35%
Brunei: 25%
Filipinas: 20%
Japão: 25%
Laos e Myanmar: 40%
Sérvia: 35%
Tunísia: 25%
.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/trump-ameaca-brasil-com-novas-tarifas-e-diz-que-medida-devera-ser-anunciada-ate-amanha/