
Publicado por Adriana Nogueira
| Data da Publicação 09/07/2025 16:59
| Comentários: (0)
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira (9) dois projetos que ampliam o acesso à mamografia pelo SUS e nos planos de saúde privados. Um dos textos, estabelece o início do exame preventivo anual a partir dos 40 anos na rede pública. Hoje, o exame é oferecido de forma gratuita apenas para mulheres entre 50 e 69 anos, com intervalo de dois anos.
A proposta visa aumentar a chance de diagnóstico precoce e tratamento eficaz do câncer de mama, já que um terço dos casos ocorre em mulheres com menos de 50 anos. De acordo com o Conselho Federal de Medicina, a mamografia anual a partir dos 40 anos pode reduzir a mortalidade em até 50%.
O impacto orçamentário estimado para implementar a medida em 2026 é de R$ 100 milhões, considerado viável pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), relatora do projeto, que destacou os benefícios sociais e de saúde pública da antecipação.
O outro projeto aprovado, amplia o acesso ao exame para mulheres com histórico familiar da doença, a partir dos 30 anos. A medida contempla pacientes com parentes de até segundo grau, como mãe, irmã ou avó, diagnosticadas com câncer de mama. Para esse público, a cobertura por planos de saúde deverá ser integral e sem limites de procedimentos.
As duas propostas seguem agora para análise da Câmara dos Deputados.
Fonte: https://centraldenoticiasbrasil.com/2025/07/09/mulheres-terao-mamografia-antecipada-no-sus/